Os casos de Covid-19 vem aumentando consideravelmente no mundo todo, após uma relativa baixa nos contágios e mortes causadas pela Covid-19. Conheça a variante Éris e como ela pode complicar ainda mais o cenário mundial.
De acordo com informações, essa nova cepa do vírus da Covid já está presente em 51 países e possui mutações que faz ela ter maior capacidade de transmissão e escape imune, o que complica ainda mais o combate.
Mesmo com essas características preocupantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a cepa como baixo risco para saúde pública em nível global, ou seja, ela até transmite com mais facilidade, no entanto, ainda não apresentou mudanças no padrão de gravidade (óbitos e hospitalização).
A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda o uso de máscaras em populações que com altos riscos, mas, até o fechamento desta matéria, ainda não se sabe se essa mutação já se encontra no Brasil.
Acredita-se que estamos próximos de uma nova onda da Covid-19, porém nada aponta para um possível agravamento nas internações em hospitais.
Até o fechamento desta matéria, a Éris já é dominante nos Estados Unidos e Grã-Bretanha.
UFRJ RECOMENDA A VOLTA DAS MÁSCARAS
Na última quarta-feira (16) o Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da UFRJ recomendou a volta do uso de máscaras em ambientes fechados na unidade, além de evitar aglomerações e higienizar frequentemente as mãos.
A recomendação é devido aumento dos casos de Covid no mundo todo, são cerca de 1,5 milhão de novos casos entre 10 de julho a 6 de agosto.