23.5 C
Maricá
    terça-feira, dezembro 24, 2024

    História de Maricá: conheça tudo sobre a Capela de Nossa Senhora das Graças em Ponta Negra

    Data:

    A história da Capela de Nossa Senhora das Graças começa pelo capitão José Caetano de Oliveira que em um certo dia decidiu pegar o seu avião e realizar um reconhecimento da área de Ponta Negra (Maricá), porém o avião entrou em pane e o capitão viu a morte de perto e pensou numa única coisa que era Deus e Nossa Senhora das Graças. O avião com toda certeza caiu, mas o José Caetano de Oliveira sofreu apenas ferimentos leves. Após o acidente ele percebeu que tinha recebido um livramento divino, como ele era pescador também tinha São Pedro com padroeiro em uma pequena capela, ele ergueu no mesmo local a atual Capela de Nossa Senhora das Graças.

    Segundo informações de moradores antigos de Ponta Negra, José Caetano era um homem de muita fé, mas queria uma prova de que realmente Nossa Senhora das Graças era sua intercessora. O dia do sinal foi quando ele fez uma visita em Minas Gerais, algo dentro dele lhe dizia que a prova estava no relógio que usava no dia do acidente. De acordo com informações dos arquivos do Exército, a hora era 18 horas e 12 minutos. Isso explica o porquê dos relógios da capela estavam sempre marcados nessa hora.

    Em agradecimento a Nossa Senhora das Graças a construção foi levantada no dia 27 de novembro de 1966, considerado dia consagrado pelos fiéis a Nossa Senhora.

    Infelizmente no dia 21 de outubro de 2019 a Capela Nossa Senhora das Graças foi atingida por um incêndio. Os Bombeiros rapidamente chegaram no local e conseguiram com ajuda dos moradores salvar a capela, foi constatado que um curto-circuito causou as chamas, ninguém ficou ferido.

    Agradecimentos e informações obtidas: Compêndios da História de Maricá (Livro da Alexandra Lambraki), no livro “Onde e quando encontrei Deus” e moradores do local.

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttp://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Os closes do Joca: lobo-marinho encanta os cariocas

    Uma fofura! O lobo-marinho, apelidado carinhosamente de Joca, fez...

    Cordeirinho, Condado e Inoã foram os mais afetados pela falta de energia após tempestade

    Em quase toda Maricá, ocorreram quedas de luz que...

    Após tragédia, Maricá decide não remontar árvore do Natal Iluminado

    A morte do jovem Vinicius dos Santos de Abreu,...
    Traduzir »