A equipe do Conexão do Povo conversou com o coordenador do Hospital Veterinário de Duque de Caxias, Leandro Freitas, que destacou a importância para a estrutura não somente para Duque de Caxias, mas para todo o Estado do Rio de Janeiro, além disso, o Hospital é referência em todo Brasil, sendo assim o Conexão foi até o local para conhecer a estrutura.
De acordo com informações, o Hospital Municipal de Duque de Caxias funciona 24h por dia e é 100% gratuito, ou seja, todos têm condições de levar seu amiguinho para uma consulta.
A estrutura atende aproximadamente 300 animais a cada 24h e conta com laboratório, exame de imagem, centro cirúrgico (cães e gatos) e uma grande equipe qualificada.
O coordenador Leandro Freitas, falou para nossa equipe a importância do centro cirúrgico:
“As cirurgias são simultâneas! Acontecem castrações e retirada de tumor ao mesmo tempo. O centro cirúrgico é bem equipado com balão de oxigênio, são três centros cirúrgicos, tudo muito bem equipado para a população pet de Duque de Caxias e de todo o Estado do Rio de Janeiro.”
Segundo informações, de julho de 2022 a junho de 2023 foram cerca de 3000 cirurgias e aproximadamente 60 mil atendimentos em geral.
No que tange aos profissionais, o hospital conta com 150 funcionários, com áreas de raio-x, ultrassom, atendente, administradores, auxiliar de farmácia, veterinários, auxiliar veterinário e técnicos de enfermagem. O próprio município de Duque de Caxias tem uma Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais (FUNDEC), sendo que alguns dos profissionais do hospital são formados através desta fundação.
Vale destacar que o atendimento é livre, ou seja, não há necessidade de marcar horário. Para ser atendido você deve ir até o Hospital Municipal Veterinário de Duque de Caxias (Alameda Xavier Filho/Jardim Primavera) e pegar uma senha, o sistema no local funciona conforme a classificação sendo elas: verde, amarela e vermelha.
Leandro Freitas explicou melhor como funciona o atendimento no local:
“No hospital são distribuídas classificações em cores, desde o menos preocupante até a mais urgente, elas são classificadas pelas cores verde, amarela e vermelha. É bom destacar que são 120 senhas de ambulatório diariamente, após isso apenas emergência, pois atendemos os 92 municípios do Estado do Rio e para ter um atendimento seguro é preciso dar essas senhas para limitar o ambulatório.”
A INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL VETERINÁRIO
Duque de Caxias, município na Baixada Fluminense, inaugurou o hospital no dia 1º de julho e contou com uma solenidade que teve a participação do governador Cláudio Castro e do ex-prefeito da cidade, Washington Reis, e vários outros políticos e autoridades.
Os trabalhos de cirurgia iniciaram em agosto.