O 1° Desafio Internacional de Tiro com Arco será realizado na cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nos dias 30 de setembro e 1° de outubro. Delegações de diversos países já estão confirmadas, entre elas, Cuba, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai. A competição é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Tiro com Arco, a Secretaria de Esporte e Lazer da prefeitura da cidade e o projeto “Maricá Cidade Olímpica”.
Antes, entre os dias 25 e 30 de setembro, a cidade sediará a 49ª edição do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Outdoor Interclubes: adulto/open e o 5º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Outdoor — Barebow.
Os treinos livres dos atletas acontecem na segunda-feira (25), a partir das 8h. Na terça-feira (26) será realizada a cerimônia de abertura no Centro de Treinamento da Brasil Arco, em Itapeba.
Principal nome do tiro com arco do Brasil, Marcus Vinicius D’Almeida se tornou o primeiro arqueiro do país a assumir a liderança do ranking mundial em fevereiro, quando venceu o “The Vegas Shoot”, em Las Vegas, nos Estados Unidos. No início de setembro, ele venceu a etapa do México da Copa do Mundo de Tiro com Arco, na cidade de Hermosillo. Atualmente, ele é o coordenador do projeto “Maricá Cidade Olímpica”, que estimula jovens a seguir a carreira do esporte olímpico.
“É muito importante ter esse evento aqui em nosso município. A estrutura será uma das maiores que já tivemos, e eu estou muito feliz em poder fazer parte disso, pois Maricá faz parte da minha jornada — contou atleta de 25 anos, primeiro no ranking mundial – Arco Olímpico”.
O presidente da Brasil Arco, João Cruz, destacou sobre o Primeiro Desafio Internacional na Orla do Parque Nanci:
“Já estão confirmadas as delegações do Uruguai, Equador, Chile, Cuba, Colômbia e Argentina, além da participação 48 atletas e comissão técnica.”
Ao todo os torneios serão disputados no individual recurvo feminino e masculino, composto feminino e masculino, barebow feminino e masculino e também nas categorias por equipes e duplas mistas. Serão 224 atletas de 14 estados do país que estarão nas disputas.
Obs: você pode ver a programação acessando o link http://www.cbtarco.org.br/?pg=noticia&vernoticia=1066.
Texto: Extra
Edição do Texto: Alexandre R. Ducoff