A Prefeitura de Niterói promoveu, neste sábado (21), mais uma edição do “Dia Delas” como parte da programação do Outubro Rosa. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade, voltada para o público feminino com idade entre 25 e 69 anos, aconteceu das 8h às 17h simultaneamente em policlínicas, unidades básicas de saúde (UBS) do município e unidades do Programa Médico de Família. O Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino realizou exames de mamografia e preventivo.
No “Dia Delas” foram realizados procedimentos como coleta de preventivo, exame clínico das mamas e solicitação de mamografias quando necessário. Além disso, houve atividade voltada para sífilis, como a realização de teste rápido e ação educativa.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, acompanhou a ação no hospital Gilson Cantarino e conversou com pacientes e funcionários sobre as medidas do município e a importância da prevenção ao câncer.
“O Dia Delas é mais uma oportunidade para as mulheres acessarem os serviços públicos de saúde e realizarem seus exames preventivos ao câncer. Niterói avançou no combate à doença ao lançar o Programa Niterói Mulher e ampliar os serviços. Hoje zeramos a fila da regulação para as cirurgias de câncer de mama e colo de útero. Não deixe de procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para atendimento e acompanhamento médico”, explicou Anamaria Schneider.
Programa Niterói Mulher – Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher tem o objetivo de diagnosticar precocemente os casos de câncer e, através das Navegadoras da Saúde, uma parceria com a Fundação do Câncer, agilizar todo o percurso na rede de saúde para que se inicie o tratamento em menos de 60 dias. O objetivo é diminuir os riscos de complicações e mortalidade.
O município realiza as cirurgias de câncer de mama e colo de útero no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. Desde a primeira cirurgia – que aconteceu no Dia da Mulher, em 8 de março – até setembro, foram realizados mais de 300 procedimentos cirúrgicos. A Secretaria Municipal de Saúde também encaminha pacientes para tratamento de radioterapia ou quimioterapia.
Mês de conscientização e combate à sífilis – Em outubro também acontece o Outubro Verde, mês de conscientização e combate à sífilis. O terceiro sábado do mês (21) foi a data escolhida para lembrar às pessoas da importância da prevenção.
Niterói oferta em todas as unidades da rede básica de saúde o diagnóstico e tratamento para a sífilis. É importante lembrar do uso do preservativo para prevenir a sífilis e fazer testagem regularmente nas unidades.
Nesta terça-feira (24), a Secretaria de Saúde vai realizar o 13º Encontro Municipal sobre Sífilis para os profissionais da rede de saúde com o tema: “Integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde: estratégia para eliminação da Sífilis Congênita”.