A Lagoa de Araçatiba contou mais uma vez com um final de semana de apresentações musicais de qualidade, desta vez, foi com a mostra “Maricá Musical de Verão”. No palco flutuante, que é sucesso no projeto Pedacinho do Céu, seis grupos se apresentaram e fizeram a alegria do público que aproveitou para se divertir na orla e também no Espaço Gourmet, estruturado para acomodar os visitantes, reunindo 16 estabelecimentos com boa gastronomia e cervejas artesanais.
O evento aconteceu na sexta-feira (03/03) e no sábado (04/03). A edição de domingo (05/03) foi cancelada por causa das pancadas de chuva que atingiram a cidade no final da tarde. A programação gratuita faz parte do Circuito Sol & Samba – uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, em parceria com as secretarias de Cultura, Turismo, Promoção e Projetos Especiais e Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá).
“São importantes essas atividades entre diversas secretarias da Prefeitura de Maricá com as autarquias, em especial a Codemar, porque elas mostram um projeto de políticas culturais integradas propiciando para a população um lugar com o encontro com arte e cultura. Esse é um projeto estruturante, traz para os músicos da cidade a oportunidade de mostrar seu trabalho e talento e sobretudo gerar renda. Legitima a cidadania e o respeito à classe artística, colocando o artista da cidade no palco como vitrine para a sua divulgação”, destacou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.
Moradora de Maricá e apaixonada pela cidade, Ana Maria da Silva, de 67 anos, contou que aproveita as programações de cultura e lazer da cidade e, dessa vez, aproveitou para trazer uma amiga de outro município, junto com outros que são moradores da cidade, para conhecerem Araçatiba.
“Eu trouxe meus amigos para conhecerem. Sou suspeita de falar do evento, porque amo Maricá e estou sempre nos eventos realizados em Araçatiba e convido todas as pessoas a fazerem o mesmo. Acho esse projeto excelente para dar oportunidades aos artistas daqui”, comentou animada a terapeuta holística.
Priscilla Lima, moradora e empresária na cidade, também aproveitou para curtir o musical e o Espaço Goumet com a família. “Estou aqui com minha família. É a primeira vez que venho neste espaço. Uma boa estrutura com dois andares, estou achando o máximo. Um ambiente muito legal para curtir uma noite de calor”, comentou.
Samba de qualidade que fez sucesso
Durante os três dias do “Maricá Musical de Verão”, os artistas, de Maricá e do Rio de Janeiro, levaram muita animação para quem visitou a programação. Na sexta-feira, os grupos Samba da Mulher e Samba do Guerreiro, além da cantora Cacau Souza, com sua banda, realizaram o primeiro dia de musical com sucesso numa linda noite de verão. No sábado não foi diferente, o tempo firme contribuiu com o show das “Divas do Samba”, do Lucas Felix e da Orquestra Voadora. No domingo, os shows do músico Boguinha do Cavaco, Grupo Encontro e Pagodamas não aconteceram devido às condições climáticas.
A integrante do Samba da Mulher, Janaína Bessa, comemorou a estreia no palco flutuante, que era um sonho não só para ela, mas também para a Victória Coutinho, Vitória Bessa e Michele Andrade, que fazem parte do grupo. Ela destacou ainda a programação acontecer próximo ao Dia Internacional da Mulher.
“Participar deste evento, neste palco, era um sonho, além de estar cantando para a cidade, que está acolhendo a gente com carinho. Conseguimos fazer todo mundo se envolver e curtir o show, do mais novo ao mais velho, dançando e se divertindo com a família e amigos. Comemorar isso na semana da mulher é extremamente importante para a gente. Ficamos sem palavras por ter essa oportunidade e reconhecimento, não só para nós e para nossas famílias, mas para levar todas as mulheres para esse palco também”, comentou Janaína.
Musical, Espaço Gourmet e feira
A mostra Maricá Musical está na terceira edição com o tema verão e além das apresentações artísticas, também deu vez para o artesanato, que foi exposto na feira cultural na orla. O Espaço Gourmet Sol & Samba, integrado ao evento, com vista privilegiada para o palco, recebeu 12 expositores do setor de gastronomia da cidade e quatro stands de bebidas. A partir de 16 de março e até 30 de abril, o Espaço Gourmet passa a se chamar Doce Sabor, aproveitando o período da páscoa e os feriados prolongados em abril. O intuito é criar um novo polo gastronômico na cidade.
Ao todo, 16 estabelecimentos integram o Espaço Gourmet: Brisa, Chefs Rodrigues, Aconchego, Braseiro Lobo Parrilha e BBQ, Pérola Burguer, Br Espraiado, Maltz Cervejaria, Trifásico, Casa di Bolo, Do Porto Gastronomia, BB Burger, Sushiga Sushibar, Alexandre Restaurante, Alex Beer, Ilha Bier e Du’s Amigos Petiscos e Caldos.