20 C
Maricá
    sexta-feira, agosto 29, 2025
    Início Site

    Niterói sedia o Niterói Bike Fest Bicicultura 2025, maior evento nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo

    0
    Entre os dias 4 e 7 de setembro, Niterói será palco do Niterói Bike Fest Bicicultura, o principal encontro brasileiro voltado à mobilidade por bicicleta e ao cicloativismo.

    Entre os dias 4 e 7 de setembro, Niterói será palco do Niterói Bike Fest Bicicultura, o principal encontro brasileiro voltado à mobilidade por bicicleta e ao cicloativismo. Pela primeira vez na cidade, o evento será realizado no Reserva Cultural.

    “Niterói tem feito uma escolha clara por um futuro mais sustentável e inclusivo, no qual a bicicleta ocupa um papel central na mobilidade urbana. Esse grande evento nacional reforça o reconhecimento do trabalho que temos feito para transformar a cidade em referência no Brasil em ciclomobilidade. O Bicicultura é mais do que um encontro de ciclistas: é um espaço de diálogo, inovação e celebração de uma cultura que une saúde, meio ambiente e cidadania”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

    Nesta edição, o Bicicultura, Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, que chega à sua 12ª edição e é realizado anualmente pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), une forças ao Niterói Bike Fest. Com uma malha cicloviária em expansão e políticas públicas consolidadas no incentivo ao uso da bicicleta, Niterói foi escolhida como cidade-sede pelo destaque nacional que vem conquistando na área nos últimos anos.

    “Niterói vem mostrando que é possível construir uma mobilidade mais humana, na qual a bicicleta se consolida como ferramenta de democratização do espaço público. Iniciativas como o NitBike, sistema gratuito de bicicletas compartilhadas, e o Bicicletário Arariboia, com 900 vagas, reforçam esse compromisso. O Niterói Bike Fest Bicicultura será um momento de união de todos que pedalam — seja para trabalhar, estudar, praticar esportes, passear ou simplesmente se deslocar pela cidade”, explicou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

    O presidente da Associação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), Claudio Santos, afirmou que sempre quis realizar um evento desse porte em Niterói.

    “Hoje, Niterói está na vanguarda e se destaca em tudo relacionado à bicicleta. É com muito orgulho que agradecemos a todos que estão nos ajudando a realizar este grande evento”, declarou.

    A programação contará com mais de 40 atividades, como conferências com palestrantes nacionais e internacionais, a Copa UpHILL, gincana cultural, escola Bike Anjo e o passeio ciclístico do Dia Mundial Sem Carro. A expectativa é de que o evento receba até 5 mil participantes, entre moradores da cidade e visitantes de diversas regiões do Brasil.

    “Pela primeira vez estamos unindo esses grandes eventos e trazendo toda a diversidade do universo da bicicleta para essa programação. Essa união representa diferentes perspectivas do uso da bicicleta na cidade e nos permite contemplar de forma mais ampla seus diversos usos e significados”, ressaltou Vivian Garelli, organizadora do evento e voluntária do Bike Anjo Niterói.

    Ao longo dos quatro dias, o público poderá participar de diversas atividades gratuitas, como pedais, palestras, rodas de conversa, oficinas, feiras e atrações culturais. Estarão presentes especialistas, ciclistas, ativistas, pesquisadores e gestores públicos, promovendo debates e trocas de experiências sobre cidades mais acessíveis, seguras e humanas.

    Um dos destaques da programação é o Biciculturinha, espaço voltado ao público infantil, com brincadeiras e atividades educativas para estimular, desde cedo, o uso da bicicleta de forma segura e divertida. Outra atração aguardada é o Desafio UpHILL, com percurso de aproximadamente 2,5 km de distância e ganho de elevação de 260 metros.

    Para encerrar o evento, no dia 7 será celebrado o Dia Mundial Sem Carro. A programação prevê um passeio ciclístico de cerca de 16 quilômetros, com largada às 9h30 no Reserva Cultural. O trajeto percorre pontos emblemáticos da cidade, como a orla da Boa Viagem, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Praia de Icaraí, Estrada Fróes, São Francisco e Charitas, retornando ao ponto de partida. O percurso foi pensado para valorizar as paisagens da cidade e reforçar o uso da bicicleta como meio de transporte urbano.

    O Niterói Bike Fest Bicicultura 2025 é uma realização da Associação de Ciclistas do Estado do Rio de Janeiro (Acerj), da Bike Anjo Niterói e da União de Ciclistas do Brasil (UCB), com patrocínio da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

    NiteroiBikeFest Foto Livia Gass

    Serviço

    Data: de 4 a 7 de setembro

    Local: Reserva Cultural – Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos

    Programação completa e inscrições: https://bicicultura.org.br/

    Coordenadoria de Direitos dos Animais agenda consulta veterinária pelo Colab nesta sexta-feira (29)

    0

    A Prefeitura de Niterói vai disponibilizar, a partir desta sexta-feira (29), pelo aplicativo Colab, 50 consultas veterinárias gratuitas destinadas a cães e gatos de beneficiários da Moeda Social Arariboia e de pessoas com renda comprovada de até três salários mínimos.

    A iniciativa é resultado do convênio da Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (CEDA), com o Hospital Veterinário da Universidade Federal Fluminense (UFF), para a realização de consultas e exames laboratoriais e de imagem, como ultrassonografia e radiografia. Desde fevereiro deste ano, mais de 250 animais da cidade já foram atendidos.

    “Seguimos com o atendimento em parceria com o Hospital Veterinário, beneficiando aqueles que não têm condições de pagar por consultas e exames para seus animais. Todos os interessados que se enquadrem no perfil devem se inscrever e seguir as orientações, comparecendo no dia e horário marcados. Não percam essa oportunidade!”, afirmou o coordenador da CEDA, Marcelo Pereira.

    Os tutores poderão fazer o pré-agendamento da consulta a partir das 10h desta sexta-feira (29), pelo aplicativo Colab ou pelo site: niteroi.rj.gov/atendimentopets. Serão disponibilizadas 50 consultas.

    Após o pré-agendamento, será necessário comparecer pessoalmente ao Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), na próxima segunda-feira (1º), no horário marcado, para apresentar a documentação exigida e confirmar a consulta. Será necessário apresentar comprovante de residência em Niterói dos últimos três meses, carteira de identidade, CPF, cartão da Moeda Arariboia e contracheque ou carteira de trabalho que comprove renda de até três salários mínimos. Não é necessário levar o animal neste momento. O CCPAD fica na Travessa Luís de Matos, 105, no Fonseca.

    Maricá recebe 2ª edição do Encontro de Secretários de Turismo da Costa do Sol

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, promoveu nesta quarta-feira (27/08) a segunda edição do ‘Encontro de Secretários de Turismo da Região Costa do Sol’.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, promoveu nesta quarta-feira (27/08) a segunda edição do ‘Encontro de Secretários de Turismo da Região Costa do Sol’. Composta por 13 municípios da antiga “Região dos Lagos’, a região possui oito cidades nas duas principais categorias do Mapa do Turismo Brasileiro.

    Como anfitrião, o secretário de Maricá José Alexandre abriu o evento falando sobre a necessidade de integração entre as 13 secretarias, de forma a otimizar as ações de promoção turística em toda a região. Cada município também teve oportunidade de apresentar as demandas e fazer contribuições para o trabalho integrado.

    “A palavra ‘integração’ resume qual deve ser nosso norte. Maricá já se consolidou como destino turístico promissor, mas só avançaremos se estivermos alinhados com os demais municípios da Costa do Sol e com os governos estadual e federal. Queremos criar um calendário integrado de eventos e fortalecer a promoção cruzada, para que o turista que visite alguma das cidades também encontre nas demais uma oferta complementar”, destacou José Alexandre.

    Entre as iniciativas debatidas, estão a criação de um calendário integrado de eventos, a promoção cruzada entre cidades e a busca por políticas públicas e investimentos do setor. Também foi discutida a possibilidade de criação de um consórcio de promoção turística que possa captar recursos exclusivos para ações de divulgação, capacitação e regionalização.

    O secretário de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael Castro, ressaltou a força da região enquanto atrativo de turistas internacionais. “A Costa do Sol já é uma região fortíssima. Quando conseguimos transformar a integração em prática, temos uma região sem limites de expansão. Cada município tem seu potencial, mas juntos podemos ser ainda mais fortes, levando os nomes dos 13 municípios ao cenário internacional”, acredita.

    “O turismo é um trabalho em rede. Se não caminharmos juntos, cada município isolado se enfraquece. É a união que dará à região o protagonismo que ela merece. A Costa do Sol tem tudo: sol, mar, montanha, campo e cultura. Com essa diversidade, temos condições de nos tornar o grande polo turístico do Estado do Rio de Janeiro”, acredita Arnaldo Mattoso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã.

    Sete secretários participaram do encontro. Além do anfitrião José Alexandre, estiveram presentes: Thomaz Weber, de Armação dos Búzios; Adriana Grillo, de Casimiro de Abreu; Carla Valle, de Iguaba Grande; Arnaldo Mattoso, de Quissamã; Rodrigo Peteleiro, de Rio das Ostras; e Rafael Castro, de Saquarema. Ao todo, 10 municípios tiveram representantes durante os debates. Um novo encontro deve acontecer em Macaé nos próximos meses.

    54748994050 04579926b2 c 1

    Comemoração do Dia da Mulher Maricaense terá show da cantora Lary e palestra de Djamila Ribeiro

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, vai celebrar mais uma vez o Dia da Mulher Maricaense nesta sexta (29) e sábado (30/08), na Arena da Barra.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, vai celebrar mais uma vez o Dia da Mulher Maricaense nesta sexta (29) e sábado (30/08), na Arena da Barra. Entre os destaques já confirmados estão o show da cantora e compositora Lary – que sobe ao palco às 20h de sexta-feira – e a presença da escritora e filósofa Djamila Ribeiro, referência nacional nas discussões sobre feminismo negro e direitos das mulheres.

    O encontro contará ainda com a participação da empresária Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, e das cantoras Lavínia Guimarães e Vivi Serrano, além de outras atrações culturais.

    Durante os dois dias, a programação oferecerá serviços gratuitos à população, como vacinação, feira solidária e atividades esportivas, além de ações voltadas para saúde, bem-estar e beleza, em parceria com instituições locais. Também estão previstos debates e rodas de conversa sobre temas essenciais, como diversidade, respeito às diferenças e enfrentamento da opressão imposta pelos padrões de beleza.

    Criado por lei em homenagem à ex-vereadora Linda, mulher negra e periférica que se destacou na defesa dos mais necessitados, o Dia da Mulher Maricaense, celebrado originalmente no dia 20 de agosto, se consolidou como um momento de reconhecimento da força feminina na cidade. A data celebra desde as mães e avós que sustentaram suas famílias com o trabalho no mar, na lagoa e na terra, até aquelas que hoje seguem à frente de lutas sociais e comunitárias.

    A Prefeitura de Maricá divulgará em breve a programação completa, com os horários de todas as atividades e demais atrações artísticas confirmadas.

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, vai celebrar mais uma vez o Dia da Mulher Maricaense nesta sexta (29) e sábado (30/08), na Arena da Barra.

    Prefeitura de Niterói vai oferecer treinamento técnico para mulheres empreendedoras

    0

    A Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói lançou, nesta quarta-feira (27), o programa “Fazendo por Elas – Descomplicando a Gestão Fiscal para Empreendedoras de Niterói”. A iniciativa é voltada à capacitação de mulheres que desejam formalizar seus negócios e compreender melhor as obrigações fiscais municipais e nacionais. O lançamento do programa aconteceu no Auditório do Caminho Niemeyer.

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que o “Fazendo por Elas” é muito importante para a economia da cidade.

    “Niterói tem muitos pequenos negócios comandados por mulheres. Esta capacitação vai fazer com que as mulheres tenham condições ainda melhores de serem bem-sucedidas nos seus negócios”, afirmou Rodrigo Neves.

    A primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, reforçou que o programa surge como uma estratégia transversal.

    “Toda a Prefeitura é responsável por promover a igualdade de gênero. A partir daí, surge o projeto “Fazendo por Elas”, que representa, na prática, esse compromisso. É um programa que leva conhecimento fiscal às mulheres empreendedoras, especialmente as que buscam formalizar seus empreendimentos. Formalizar um negócio traz segurança, possibilidade de crescimento e, acima de tudo, a autonomia financeira, fundamental principalmente para mulheres vítimas de violência”, pontuou Fernanda Sixel Neves.

    Para o secretário municipal de Fazenda, Cesar Barbiero, a criação do “Fazendo por Elas” é fundamental para fortalecer o protagonismo feminino nos negócios e ampliar as condições para que empreendedoras alcancem autonomia econômica.

    “Criamos o projeto “Fazendo por Elas” ao reconhecer que mulheres empreendedoras enfrentam desafios específicos que muitas vezes dificultam a manutenção e o crescimento de seus negócios. Com esta iniciativa, buscamos oferecer apoio técnico qualificado, incentivando a prosperidade, a autonomia e a ampliação da participação feminina no mercado”, explicou o secretário.

    O programa busca promover a inclusão econômica e a autonomia financeira feminina, oferecendo formação técnica em linguagem simples e acessível. O foco principal é apoiar mulheres que já empreendem e permanecem na informalidade, ou que ainda não conhecem os caminhos legais para regularizar suas atividades.

    O projeto integra o “Niterói por Elas”, programa coordenado pelo Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados (EPTC) e a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), que incorporou no Sistema de Planejamento e Orçamento da cidade uma agenda transversal de gênero.

    Para a secretária de Planejamento, Isadora Modesto, a iniciativa é mais um avanço na consolidação de políticas públicas que colocam as mulheres no centro das ações de desenvolvimento da cidade.

    “A iniciativa de estimular, por meio do Plano de Metas Anual, que as secretarias desenvolvam políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero é inovadora e já apresenta resultados importantes na cidade, como o programa “Fazendo por Elas”, afirmou Isadora Modesto.

    A secretária da Mulher de Niterói, Thaiana Ivia Pereira, reforçou que o “Fazendo por Elas” é um incentivo real para que as mulheres empreendedoras da cidade se fortaleçam e ampliem seus horizontes.

    “Queremos que cada mulher em Niterói tenha as ferramentas e o apoio necessários para alçar voos cada vez mais altos, com autonomia, conhecimento e dignidade. Agradeço e parabenizo a Secretaria de Fazenda por essa iniciativa potente, que soma com nosso compromisso de fortalecer o empreendedorismo feminino na cidade”, disse a secretária da Mulher.

    “Legalizar as atividades garante credibilidade, acesso a crédito, oportunidades de crescimento e proteção jurídica. Também possibilita emitir notas fiscais, participar de licitações e acessar benefícios previdenciários. Projetos de apoio à formalização são fundamentais para orientar, capacitar e conectar essas mulheres”, acrescentou Vinicius Fundo, subsecretário da Receita Municipal e co-gestor do projeto.

    “Fazendo Por Elas” – O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (SMF) voltada à capacitação técnica e à orientação fiscal de mulheres empreendedoras do município, especialmente aquelas que ainda estão na informalidade ou atuam sem regularização junto ao fisco municipal.

    A proposta nasce do compromisso do município em promover a inclusão econômica e fomentar a autonomia financeira feminina, oferecendo informação de qualidade com foco nas especificidades legais e tributárias do município de Niterói e das regras nacionais do MEI (microempreendedor individual).

    As inscrições estão abertas e devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível nas redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói (@fazendaniteroi).

    Após discussão com a ex-esposa, homem incendeia a própria casa em Bambuí

    0
    O caso aconteceu em Bambuí, distrito de Maricá (RJ), na última terça-feira, 26 de agosto.

    Uma briga quase terminou em tragédia, quando um homem incendiou a própria casa após discutir com a ex-esposa. O caso aconteceu em Bambuí, distrito de Maricá (RJ), na última terça-feira, 26 de agosto.

    O casal, que já estava separado, mas ainda vivia na mesma casa, brigava constantemente. Na discussão de ontem (26/08), a mulher decidiu ir até a Delegacia de Maricá (82ª DP). No entanto, enquanto seguia para o local, recebeu a informação de que o ex-marido havia ateado fogo no imóvel, onde estavam os dois filhos, que presenciaram a atitude do pai.

    Por serem crianças, os filhos não conseguiram impedir a ação. As chamas destruíram os pertences da residência.

    O homem fugiu após o incêndio e ainda não foi localizado. Ele já possui registros de violência doméstica.

    Recomeço: Niterói lança programa inovador de acolhimento e reinserção social para população em situação de rua

    0
    A Prefeitura de Niterói lançou, nesta terça-feira (26), o Recomeço, um programa inovador e intersetorial voltado para o enfrentamento da situação de rua no município.

    A Prefeitura de Niterói lançou, nesta terça-feira (26), o Recomeço, um programa inovador e intersetorial voltado para o enfrentamento da situação de rua no município. Com uma abordagem ampla e humanizada, o programa vai oferecer caminhos reais de reinserção social e reconstrução de vidas por meio da articulação de políticas públicas. O lançamento do programa foi marcado pela inauguração de um Centro Integrado Multidisciplinar, localizado na região central da cidade, que vai oferecer serviços de assistência social, saúde, habitação, educação e geração de renda para a população em situação de rua. O espaço começa os atendimentos nesta quarta-feira (27), com funcionamento diário (inclusive finais de semana) das 7h às 19h.

    O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, reforçou a importância da integração entre os poderes para o avanço das políticas públicas nos municípios.

    “É muito importante a cooperação entre os poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo). Quando as instituições e os poderes cooperam, não tenho dúvida que a sociedade ganha. E é esse caminho que a gente tem trilhado em Niterói. Quando a gente consegue ter visão estratégica e tomar as decisões certas de acordo com as expectativas da sociedade, a gente faz grandes transformações”, pontuou Rodrigo Neves.

    O Recomeço tem como ponto de partida um retrato atualizado da população em situação de rua em Niterói. Entre os dados que nortearam a criação do plano, destacam-se que 76% dessas pessoas são homens e 55% têm entre 30 e 49 anos. O principal fator motivador para sair das ruas, segundo os entrevistados, é a oportunidade de emprego (61,2%).

    O programa está estruturado em seis eixos estratégicos e também prevê ações emergenciais para garantir proteção imediata e suporte contínuo para as pessoas em situação de rua.

    O Recomeço faz parte da Política Municipal de Acolhimento Humanizado e Assistência Integral a Pessoas em Uso Abusivo de Álcool e/ou Outras Drogas e/ou com Transtornos Mentais, sancionada em abril deste ano. A nova legislação estabelece diretrizes para a assistência à população em situação de rua, com o objetivo de consolidar uma abordagem mais digna, eficaz e centrada nos direitos humanos.

    Programa Recomeco1

    O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, destacou que o Centro tem como objetivo o resgate da cidadania através da garantia de direitos.

    “O Centro Integrado vai trazer uma série de serviços. A pessoa em situação de rua vai chegar e passar por uma triagem em que ela vai escolher os serviços que precisa e vai poder usufruir como o acompanhamento socioassistencial, serviço de alimentação, lavanderia e banho, além dos serviços do CIPOP, que é a parceria com o Tribunal de Justiça. Além disso, vamos disponibilizar atendimento médico e de redução de danos com a equipe da saúde mental, junto com a Secretaria de Saúde, oficinas profissionalizantes, educação de jovens e adultos (EJA) e sala de leitura. É um espaço completo com serviços para ajudar a pessoa a ter cidadania e direitos”, disse o secretário.

    Outro destaque é a adesão ao modelo Housing First com implantação gradual de 100 moradias e atendimento imediato para 30 famílias. Está prevista também a inclusão de pessoas em situação de rua nos programas habitacionais do município, com acompanhamento sócio assistencial, além da oferta de serviços da rede municipal, bem como encaminhamento para ações de geração de trabalho, emprego e renda.

    Priscila Nunes dos Santos, 41 anos, é um exemplo de que o programa pode ser, de fato, um recomeço.

    “Depois que minha mãe faleceu, há quatro anos, fui parar na rua. Foi então que conheci o Centro-POP e fui encaminhada para um abrigo, onde estou há um ano e cinco meses. Agora consegui a minha casa, pelo programa “Minha Casa, Minha Vida” e um trabalho. É uma felicidade enorme, uma sensação muito boa de recomeçar”, contou Priscila, que será funcionária do Centro Integrado.

    A inauguração do espaço contou com a presença de muitas autoridades das esferas municipal e estadual com representantes de diversas secretarias e órgãos do governo, deputados, vereadores e dirigentes do Judiciário.

    Parceria com Tribunal de Justiça – A Prefeitura fechou parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para trazer para a cidade o CIPOP-Rua (Centro de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua). A cidade será a primeira fora da capital a receber o serviço que vai funcionar das 10h às 16h.

    “Estou muito feliz de ver tudo que vem sendo feito em Niterói, por colocar esse projeto em prática e fazer dessa cidade o município que vai levar essa ideia para os demais e arrastar essa iniciativa. É com muita honra que o Tribunal de Justiça se faz presente nesse programa de reinclusão. Essa é uma iniciativa de resgate para cidadania”, enfatizou o presidente do TJ-RJ, Ricardo Couto.

    O CIPOP vai reunir órgãos como Detran, Fundação Leão XIII, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral, oferecendo emissão de documentos (RG e CPF), audiências de conciliação e acesso a benefícios previdenciários. O espaço vai funcionar dentro do próprio Centro Integrado do Programa Recomeço. No local, serão oferecidos serviços de saúde, assistência social, alimentação, lavanderia, ensino, apoio jurídico e infraestrutura adaptada para o dia a dia dos catadores, como guarda-volumes e estacionamento para carroças.

    “Esse é um problema complexo que não tem uma solução simples. Cada uma dessas pessoas traz uma história de vida. Então, é realmente importante que se tenha, em um só lugar, toda a potência jurídica que temos com o CIPOP. Porém, a pessoa não precisa só do documento. Ela precisa ser olhada no todo. Ter um espaço que reúne serviços voltados para a saúde, moradia, banho, local onde possa ter seu pet cuidado, é realmente um sonho. Com o Recomeço, estamos trazendo a dignidade para essas pessoas”, detalhou Lyzia Mesquita, do Comitê Interinstitucional de Atenção à População em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro (CIPOP-RUA/RJ).

    Fotos: Lucas Benevides

    Maricá recebe o Conecta, evento que já movimentou mais de R$ 30 milhões em negócios

    0
    Com apoio da Prefeitura de Maricá, acontece na terça-feira (02/09) a próxima edição do ‘Conecta – Onde o mar encontra a inovação e o futuro do desenvolvimento regional’.

    Com apoio da Prefeitura de Maricá, acontece na terça-feira (02/09) a próxima edição do ‘Conecta – Onde o mar encontra a inovação e o futuro do desenvolvimento regional’. O evento, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) e pelo Sebrae, contará com painéis sobre temas estratégicos de desenvolvimento e rodadas de negócios.

    Os debates acontecem na Maricá Beach Arena, na Barra de Maricá, espaço multiuso que receberá lideranças empresariais e institucionais. A programação abordará temas como empreendedorismo e desenvolvimento local, clusters produtivos, economia azul, turismo e logística portuária, consolidando a cidade como um polo inovador e referência regional.

    Com histórico de mais de R$ 30 milhões movimentados em negócios, 3 mil participantes e 95% de aprovação do público em edições anteriores, o Conecta chega a Maricá para destacar o papel estratégico da cidade no cenário fluminense. A escolha do município como palco do encontro reforça seu protagonismo crescente nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e economia sustentável.

    “Trazer esse evento para Maricá significa colocar nossos empresários em contato direto com oportunidades que muitas vezes só estariam disponíveis em outras cidades ou estados. O maior ativo de um microempreendedor é a informação. O Conecta vai oferecer conhecimento e conexões para que nossos negócios locais cresçam em um mercado cada vez mais competitivo e inovador”, destacou o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno de Maricá, José Alexandre Almeida.

    Entre os convidados confirmados estão representantes da Associação Comercial de Maricá (ACM), Sebrae, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), além de demais integrantes do poder público, instituições da sociedade civil e setor produtivo.

    O evento é promovido pela Facerj e pelo Sebrae, com patrocínio do Sistema OCB/RJ | SESCOOP/RJ e CREA-RJ. Além disso, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, do ICTIM e da Codemar; UNISUAM; Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (ABEEMAR); ACM; AgeRio e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

    531883283 17936099112069430 100780445038306846 n

    Saúde de Niterói capacita multiplicadores em amamentação

    0
    A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizou nesta terça-feira (26) o primeiro encontro do Curso de Multiplicadores da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), voltado para profissionais da rede, com o objetivo de capacitar multiplicadores para disseminar melhores práticas de amamentação e fortalecer a saúde materno-infantil.

    A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizou nesta terça-feira (26) o primeiro encontro do Curso de Multiplicadores da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), voltado para profissionais da rede, com o objetivo de capacitar multiplicadores para disseminar melhores práticas de amamentação e fortalecer a saúde materno-infantil.

    A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destacou a importância da iniciativa para a saúde pública, a curto e longo prazo, com foco no cuidado materno-infantil.

    “Essa capacitação, que é muito mais do que um treinamento técnico, representa cuidado, acolhimento e compromisso com as mães e seus bebês. O aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Portanto, ao formar esses multiplicadores, queremos garantir que cada unidade básica de saúde de Niterói esteja preparada para apoiar as famílias de forma sensível, humanizada e efetiva. Cuidar da saúde materno-infantil é cuidar do futuro dessas crianças e da nossa cidade”, afirmou a secretária.

    O curso tem como foco formar multiplicadores que ampliem e disseminem o conhecimento e o apoio ao aleitamento materno nas unidades básicas. A proposta é fortalecer as práticas de cuidado voltadas para gestantes, puérperas e bebês, promovendo um atendimento mais qualificado e acolhedor. Além de reforçar a importância da amamentação como base para a saúde infantil, a iniciativa contribui para a prevenção de doenças e para o fortalecimento de vínculos familiares mais saudáveis.

    Uma das orientadoras da reunião, a enfermeira Márcia Leal, falou sobre o papel das profissionais como facilitadoras: “A amamentação começa no diálogo que vamos ter com as mães, para transmitir a ciência dos profissionais que atuam nas policlínicas e unidades básicas de saúde, como pediatras e nutricionistas, por exemplo”.

    As atividades prosseguem nos dias 2, 9 e 16 de setembro. Nesta primeira fase, serão contempladas as seguintes unidades: MMF Grota II, MMF Preventório, MMF Caramujo, MMF Baldeador, Cafubá III, UBS Carlos Antônio da Silva, UBS Piratininga, UBS Engenhoca, UBS Centro e UBS Santa Bárbara.

    Ao final da capacitação, as unidades de saúde de Niterói contarão com profissionais treinados e aptos a aplicar técnicas e estratégias de apoio à amamentação, além de proporcionar um ambiente acolhedor e de cuidado integral para gestantes, mães e bebês. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em garantir atendimento de qualidade e promover a saúde materno-infantil em todos os territórios da cidade.

    A ação, desenvolvida pelo Departamento de Supervisão Técnica Metodológica e pela Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, é uma parceria com a equipe técnica de Aleitamento Materno da Secretaria Estadual de Saúde e conta com o apoio do NEPPs.

    Capacitacao

    Maricá realiza a 16ª edição da ‘Marcha para Jesus’ neste sábado (30/08)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Assuntos Religiosos, Promoção de Eventos, e Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, promove neste sábado (30/08) a 16ª edição da Marcha para Jesus, evento tradicional do calendário cristão municipal.

    A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Assuntos Religiosos, Promoção de Eventos, e Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, promove neste sábado (30/08) a 16ª edição da Marcha para Jesus, evento tradicional do calendário cristão municipal.

    Entre as atrações confirmadas estão grandes nomes da música gospel, como Cassiane, Thalles Roberto, Maria Pita e Paulo Neto, além de outros artistas convidados que prometem conduzir o público em momentos de louvor, fé e adoração.

    A concentração dos participantes terá início às 14h, na Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, nas proximidades da sede da 6ª Companhia da Polícia Militar. De lá, os fiéis seguirão em marcha até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde acontecerão os shows de encerramento.

    A Marcha para Jesus é um evento gratuito, aberto a toda a população, e reúne anualmente milhares de pessoas de diferentes denominações cristãs de Maricá e de cidades vizinhas. A celebração foi instituída pela Lei Municipal nº 2.309/2009, sendo realizada sempre no último sábado do mês de agosto.

    Traduzir »