Uma tempestade atingiu Maricá na noite desta sexta-feira, 28 de novembro. Cerca de 40 minutos de chuva ininterrupta foi o suficiente para o município entrar em Estágio de Atenção.
A forte chuva veio acompanhada de trovoadas, raios e rajadas de vento fraco a moderado. A previsão indica chuva fraca a moderada em alguns pontos de Maricá.
Não há registros de feridos ou mortos causados pela tempestade desta noite (28), tampouco de deslizamentos de terra ou desabrigados.
Em caso de emergência, entre em contato pelos números 199 ou (21) 96628-2699 (WhatsApp).
Um grave acidente doméstico acabou de decepar alguns dedos do pé de uma criança de apenas 3 anos. O caso aconteceu no bairro Condado, em Maricá, na tarde desta sexta-feira (28/11).
Segundo informações, a criança subiu em um local elevado para tentar ligar um pisca-pisca; porém, ela se desequilibrou e caiu sobre uma máquina de cortar cana-de-açúcar que estava ligada. Devido à queda, o menino perdeu alguns dedos do pé.
Felizmente, a criança foi socorrida e levada rapidamente para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. O quadro de saúde é delicado, mas ela já está recebendo toda a assistência necessária.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, realizou nesta sexta-feira (28/11) o evento “Mulheres que Empreendem”, no Galpão Tecnológico de Inoã. A iniciativa, que celebra o Mês Estadual do Empreendedorismo Feminino, reuniu participantes em uma programação composta por eixos de capacitação, negócios, valorização e cultura.
“O nosso objetivo é garantir que cada empreendedora tenha acolhimento, orientação e oportunidades para sonhar e realizar, com foco em autonomia econômica, fortalecimento de redes e valorização do trabalho feminino. Nos últimos anos, tivemos um aumento significativo de mulheres abrindo MEI, ampliando seus serviços e ocupando espaços que antes pareciam inacessíveis”, afirmou a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas.
Ao longo do dia, foram discutidos temas como o poder do empreendedorismo feminino, carreira e maternidade, fortalecimento de marcas nas redes sociais e finanças descomplicadas. A programação contou ainda com mentorias individuais, mesas de negócios com instituições parceiras, pitches que deram visibilidade a projetos da cidade e atrações culturais.
Para as participantes, o encontro fortaleceu o desenvolvimento pessoal e profissional. A estudante de odontologia do Passaporte Universitário, Haila Sanders, moradora de Itaipuaçu, destacou a importância do aprendizado para o futuro da carreira. “O evento é muito importante para mim e para minha profissão, porque futuramente tenho o desejo de abrir meu consultório, então estou aprendendo muito aqui hoje”, contou.
Já Fabiana Antunes, de São José do Imbassaí, ressaltou o impacto motivador da iniciativa. “Estou muito feliz de ter a oportunidade de participar desse momento especial sobre empreendedorismo feminino. Escutamos muitas histórias inspiradoras e isso tudo mostra que podemos chegar onde quisermos”, celebrou.
Expositora na feira da Rede Colmeia, a administradora e empreendedora Júlia Franco elogiou o evento e reforçou a importância da qualificação para o público feminino. “Vim participar do evento como expositora, mas também para assistir às palestras, porque é muito importante que nós mulheres nos qualifiquemos, estudemos e busquemos o aprendizado constantemente. Estou muito feliz de participar dessa iniciativa feita para nós, que nos qualifica e valoriza”, finalizou.
A Prefeitura de Niterói realizou mais uma operação de fiscalização voltada para motocicletas com escapamentos adulterados. A ação ocorreu na Rua Santa Rosa, no bairro de mesmo nome, e foi coordenada pela NitTrans (Niterói Trânsito S/A), com apoio da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), da Guarda Municipal e do 12º Batalhão da Polícia Militar. Desde o início das operações, mais de 3.500 motos foram abordadas e 457 autuações foram aplicadas.
As equipes abordaram 131 motos. No total, 22 foram autuadas por irregularidades diversas, incluindo condução sem carteira de habilitação. Quatro motocicletas foram removidas para o depósito.
O presidente da NitTrans, Nelson Godá, destacou que o trabalho tem caráter educativo, mas segue com firmeza o que prevê a legislação. Segundo ele, os objetivos são reduzir o barulho que incomoda moradores e garantir que todos circulem dentro das normas.
“Essas fiscalizações não são contra motociclistas, são a favor da cidade. O barulho excessivo é uma queixa constante e afeta a rotina das pessoas. Nosso foco é orientar e garantir que todos circulem dentro da lei. Quem é abordado tem a chance de substituir o cano de descarga pelo original e seguir caminho. Nessa operação de Santa Rosa, quatro motociclistas fizeram a troca e foram liberados. Não estamos ali para punir por punir, e sim para assegurar um trânsito mais seguro e menos ruidoso”, afirmou Nelson Godá.
As ações são itinerantes e acontecem com regularidade em diferentes bairros. O Código de Trânsito Brasileiro classifica a adulteração do escapamento original como infração passível de multa. O trabalho também tem respaldo na Lei Municipal 3.661/2021, que autoriza o poder público a combater o excesso de ruído emitido por veículos. A infração resulta em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.
A NitTrans informou que as fiscalizações continuarão de forma constante, reforçando o compromisso da Prefeitura de Niterói com a segurança viária e o bem-estar da população.
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, dá o primeiro passo para a implantação da Cidade da Segurança com a assinatura do termo de aquisição do terreno onde o complexo será construído. A cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (1º/12), às 13h, em Itapeba, marcando o início de um dos maiores projetos estruturantes da segurança pública municipal.
Idealizada para ser um marco na proteção e no monitoramento urbano, a Cidade da Segurança reunirá, em um único espaço, uma estrutura moderna e tecnológica destinada às operações da Guarda Municipal e da Polícia Militar, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), ampliando a integração e a capacidade de resposta das forças de segurança.
“É assim, com investimento e muito trabalho, que a gente mantém Maricá como uma das cidades mais seguras do Brasil, com quedas históricas na violência e meses sem crimes graves. Aqui, o compromisso é simples: defender o povo, cuidar da cidade e não deixar a criminalidade se criar”, declarou o prefeito Washington Quaquá.
Em 2025, por conta do convênio da cidade com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que permite efetuar prisões por reconhecimento facial e identificar placas de veículos roubados ou furtados, o município registrou queda nos indicadores estratégicos de segurança, alcançando o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e completando um ano e meio sem casos de latrocínio (roubo seguido de morte). Somente neste ano, 26 prisões foram efetuadas, cinco pessoas desaparecidas localizadas e 109 veículos roubados ou furtados recuperados. Mais de 300 ocorrências foram encaminhadas à delegacia.
“A segurança pública é uma prioridade do nosso governo. Investimos bastante em equipamentos, tecnologias e meios de trabalho para que os nossos profissionais desempenhem um serviço de excelência na cidade. A cada mês, estamos reduzindo os índices de criminalidade em Maricá e vamos continuar desenvolvendo políticas de segurança eficazes para o nosso município”, disse o secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras.
A expansão da estrutura tecnológica inclui 20 totens de segurança instalados em pontos estratégicos, quase 40 câmeras dedicadas ao reconhecimento facial e cerca de três mil câmeras de videomonitoramento integradas ao Ciosp, garantindo acompanhamento constante do fluxo urbano e suporte às forças de proteção.
A Guarda Municipal conta com mais de 400 agentes, sendo 100 atuando diariamente nos quatro distritos e em grandes eventos, como o Natal Brasilidade. O município também disponibiliza 238 vagas diárias do Proeis, fortalecendo a atuação conjunta com a Polícia Militar e ampliando as rondas ostensivas nos bairros.
Nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Defesa Civil de Maricá emitiu um alerta para os moradores sobre a presença do animal marinho conhecido como caravela-portuguesa na Praia de Cordeirinho. Hoje (28), uma caravela-portuguesa foi encontrada próxima à Rua 87, na orla de Cordeirinho.
O motivo do alerta é orientar os banhistas para que tomem cuidado ao entrar no mar e, caso avistem a caravela-portuguesa, não a toquem de forma alguma, pois ela é extremamente venenosa e pode causar queimaduras graves.
Leia a orientação da Defesa Civil de Maricá abaixo:
“Não toque, não se aproxime e nem tente manusear o animal. Ao avistar uma caravela-portuguesa, você deve acionar um guarda-vidas.”
A Prefeitura de Maricá, por meio da companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), fez a abertura oficial do Festival Somos Latinos, na tarde desta quinta-feira (27/11) no museu Casa Darcy Ribeiro. O festival vai levar para a Arena da Barra centenas de artistas de 20 países latino-americanos de sexta-feira a domingo. Destaque para os brasileiros Criolo, Mart’nália e Braza.
“O maricaense vai poder conhecer muitos outros países nestes dias através das linguagens artísticas, do contato com outros povos, mas estando no seu próprio lugar. É esse o caminho que enxergamos para não só trazer pessoas para cá, mas também de levar Maricá para o mundo. A atividade cultural não é somente para o turista, mas também para o cidadão que deve ser participante, se fazer presente, não só na feitura, mas também usufruir disso tudo”, disse Antônio Grassi, presidente da MARÉ.
O lançamento não poderia ser num lugar melhor. Darcy Ribeiro é um dos maiores intelectuais nacionais a pensar a identidade brasileira e também da América Latina, que generosamente abriu as portas para recebê-lo durante o exílio forçado pela ditadura militar. Morou no Uruguai, Chile, Peru e México, dando aulas, escrevendo e ajudando a criar universidades.
“Darcy é emblemático na construção do que é ser latino-americano, do que é ser brasileiro, e das novas civilizações que aqui surgiram”, resumiu Sady Bianchin, secretário de Cultura e das Utopias.
Para o secretário de Comunicação de Maricá, Keffin Gracher, o Festival Somos Latinos é uma boa oportunidade de aproximação entre os países:
“É a chance de oxigenar as nossas relações latinas que são tão negligenciadas pelo eurocentrismo. É muito importante que a gente tenha consciência de onde viemos e como fomos formados. E iniciar tudo isso nesta casa é muito simbólico. Nós vamos nos encontrar na nossa diversidade cultural nesse festival”, declarou.
O haitiano Garry Ulissy, representante do Grupo de Solidariedade e Amizade de Migrantes e Refugiados de Maricá (GSAM), enalteceu a importância do festival e disse que representantes de mais de 20 nacionalidades estão hoje morando em Maricá por diversos motivos.
“Ações como esta fazem o mundo nos olhar diferente. Nos insere na dinâmica e permite que a sociedade aproveite a contribuição cultural que trazemos, assim como a gente aproveita o que aprendemos aqui. O festival integra e se contrapõe ao que acontece em outras partes do mundo, que separa”, disse Garry.
Arena da Barra
Até domingo, a Arena da Barra de Maricá será a capital latina do mundo. Por lá vão passar 200 artistas de 20 países apresentando música, dança, performance, gastronomia e outras linguagens artísticas. O público é convidado a participar também em oficinas e de um concurso literário de crônicas e contos. Inscrições em oficinas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/festival-somos-latinos-oficinas/3224780 . Informações sobre o concurso literário estão no site www.somoslatinos.com.br . Para aproveitar os shows não é preciso retirar convites, basta ir até a Arena da Barra.
A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, continua investindo na construção de novos complexos educacionais em todo o município. Em Jaconé, o novo equipamento público terá 6.400 m² de área construída, proporcionando uma estrutura completa e moderna para atender à comunidade.
O complexo contará com uma ampla escola regular equipada com quadra esportiva e refeitório, além de uma creche, um prédio da escola ativa, que atuará no contraturno das crianças, e um salão de eventos para atender toda a população local.
Atualmente, na escola, as equipes atuam na fase de estrutura, com a execução dos serviços de alvenaria e das vigas de teto do primeiro pavimento. Na Escola Ativa, está em andamento a execução de alvenaria, etapa fundamental para o avanço das demais fases da construção. No Salão de Eventos, estão sendo realizados os serviços de alvenaria, cobertura, chapisco e emboço, procedimentos essenciais para a consolidação e o acabamento da edificação.
Localizado na Rua 13, entre as ruas 72 e 73, o Complexo de Jaconé integra o conjunto de obras educacionais de grande porte que também estão em andamento nos bairros Barreira, Goá, Rio d’Areia, Bonsucesso e Bicuíba.
Niterói encerrou, nesta quinta-feira (27), a segunda edição do Tomorrow Blue Economy, evento organizado pelo iCities, em parceria com a Prefeitura de Niterói e com a chancela da Fira Barcelona, que já se consolida como um dos principais encontros brasileiros dedicados à economia azul, inovação e desenvolvimento econômico sustentável das comunidades costeiras. Ao longo de vários dias de ativações espalhadas pela cidade, que incluíram campeonato feminino de pesca, ações de limpeza de praia, esportes, palestras, corrida de rua Blue Running e diversas atividades educativas, mais de 3 mil pessoas participaram das experiências e debates promovidos na cidade.
A programação reuniu especialistas nacionais e internacionais, lideranças públicas e privadas e representantes de iniciativas voltadas ao futuro das cidades litorâneas. Entre os destaques, estiveram presentes Rodrigo Neves, prefeito de Niterói; Felipe Peixoto, secretário Executivo de Niterói; Saulo Jennings, embaixador gastronômico da ONU e Diva Amon, bióloga marinha renomada.
“Eu quero parabenizar os organizadores, a Fira Barcelona e todas as empresas parceiras deste evento, que em sua segunda edição, já é um dos maiores eventos sobre a economia do mar, não só no Brasil, mas no mundo. Niterói acredita muito na inovação, acredita na necessidade de fazer a sua transição econômica, e é por isso que nós estamos realizando esse evento em parceria com o setor privado”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves durante o evento.
Além das ativações que abraçaram a cidade de Niterói por duas semanas, os dois dias de Congresso e exposição foram repletos de palestras que reuniram mais de 120 palestrantes nacionais e internacionais que abordaram temas como cidades costeiras inteligentes, infraestrutura resiliente, adaptação às mudanças climáticas, aquicultura, inovação sustentável, mobilidade aquaviária, transição energética, turismo regenerativo, gastronomia marítima, proteção de ecossistemas e novas cadeias de valor ligadas ao oceano.
Uma novidade desta edição foi a criação do pioneiro palco de gastronomia, o Blue Gastronomy Stage, que reuniu pesquisadores, chefs renomados e autoridades que trouxeram à mesa o debate sobre temas relacionados ao consumo consciente de pescados e frutos do mar, além de prepararem, em tempo real, pratos que enalteceram a importância da gastronomia marítima para as comunidades costeiras.
Os esportes aquáticos também estiveram entre os destaques da programação, já que esportes como surf, canoagem, mergulho, kitesurf movimentam a economia, gerando empregos e posicionando o Brasil como destaque em esportes olímpicos desse ecossistema. A indústria naval e offshore também tiveram destaque no Tomorrow Blue Economy, reunindo especialistas, representantes do setor produtivo e gestores públicos para debater os caminhos da transição energética, da modernização da frota e das novas tecnologias aplicadas ao mar. As discussões abordaram desde soluções de descarbonização e eficiência operacional até impactos socioeconômicos da cadeia naval para as comunidades costeiras, reforçando o papel estratégico de Niterói, que é polo histórico da indústria marítima brasileira, na construção de um setor mais inovador, competitivo e sustentável.
“O Tomorrow Blue Economy mostra que o Brasil tem capacidade, visão e talento para liderar a agenda da economia azul no hemisfério sul. Niterói está construindo um movimento que une inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social, e isso inspira outras cidades a seguirem o mesmo caminho”, finaliza Caio Castro, CEO do iCities.
Com a segunda edição do Tomorrow Blue Economy, Niterói reafirma seu papel de protagonista na pauta da economia azul, fortalecendo conexões entre ciência, inovação, cultura oceânica e desenvolvimento sustentável. Integrado à agenda oficial da Década do Oceano da UNESCO, o evento consolida a cidade como referência internacional na construção de soluções para os desafios e oportunidades do mar. Além de 80 empresas apoiadoras, a edição deste ano contou com o patrocínio da Transpetro e do SEBRAE, e deixa como legado o fortalecimento de políticas públicas, e reforça o papel estratégico das parcerias entre o setor público, privado e sociedade no compromisso coletivo com um futuro mais sustentável e resiliente.
Compromisso renovado
Confirmado como o décimo evento realizado com a chancela da Fira Barcelona no Brasil, o Tomorrow Blue Economy já tem a sua próxima edição confirmada, e está prevista para os dias 25 e 26 de novembro de 2026. Esse passo renova o compromisso dos organizadores em abraçar a cidade de Niterói em mais um ano de debates relevantes a respeito da economia do mar.
Na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro, uma pessoa ficou ferida após uma batida envolvendo um carro e uma moto na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do Manu Manuela (Maricá). A colisão ocorreu na pista sentido Saquarema.
Rapidamente, o SAMU chegou ao local e resgatou a motociclista. A mulher ferida recebeu os primeiros socorros e, em seguida, foi levada para o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. O estado de saúde da motociclista é estável.
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e para mostrar anúncios (não) personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.