29.3 C
Maricá
    sexta-feira, janeiro 30, 2026
    Início Site

    Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro

    0

    Cerca de 183 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco vão acertar as contas com o Leão. A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30), o lote da malha fina de janeiro. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

    Ao todo, 182.959 contribuintes receberão R$ 403,65 milhões, entre contribuintes prioritários e não-prioritários.

    As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

    • 124.065 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;

    • 27.295 contribuintes de 60 a 79 anos;

    • 15.951 contribuintes sem prioridade;

    • 7.868 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

    • 4.692 contribuintes acima de 80 anos;

    • 3.088 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

    Aberta desde o último dia 23, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

    Pagamento

    O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

    Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

    Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.”

    Ação da Polícia Civil termina com apreensão de drogas e rádios comunicadores no Parque Vera Cruz (Inoã)

    0
    Após diversas denúncias sobre a cobrança de taxas ilegais exigidas por criminosos para que empresas de internet para atuem em Inoã, a Polícia Civil realizou uma operação na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro

    Após diversas denúncias sobre a cobrança de taxas ilegais exigidas por criminosos para que empresas de internet para atuem em Inoã, a Polícia Civil realizou uma operação na tarde desta quinta-feira, 29 de janeiro, com o objetivo de identificar e prender os responsáveis. A ação ocorreu na comunidade Parque Vera Cruz, no distrito de Inoã.

    A iniciativa teve como foco o combate à prática conhecida como extorsão territorial. Ao chegarem à localidade, os agentes foram recebidos a tiros por criminosos armados.

    Diante da presença de muitos moradores circulando pelas ruas, os policiais buscaram abrigo e optaram por não revidar os disparos, a fim de preservar a segurança da população.

    Após o cessar dos tiros, as equipes realizaram varreduras na região para localizar os suspeitos e identificar possíveis pontos de tráfico de drogas. Durante as buscas, foi encontrada uma barraca contendo entorpecentes já fracionados para comercialização, além de rádios comunicadores e dinheiro em espécie.

    Os suspeitos conseguiram fugir antes de serem capturados. A Polícia Civil segue investigando o caso.

    Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Maricá (82ª DP).

    Prefeitura de Maricá leva curta-metragens premiados ao Cine Henfil nesta sexta-feira (30)

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, promove nesta sexta-feira (30/01), às 19h, a mostra 'Cinema pelo Caminho', que apresenta obras do cineasta e produtor cultural carioca Roberval Duarte

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, promove nesta sexta-feira (30/01), às 19h, a mostra ‘Cinema pelo Caminho’, que apresenta obras do cineasta e produtor cultural carioca Roberval Duarte. A programação acontece no Cine Henfil, no Centro, com a exibição de quatro curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais: Rota de Colisão (1999), Asfixia (2004), Santas (2012) e Dia dos Pais (2014).

    Roberval Duarte possui uma trajetória consolidada no cinema brasileiro. Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Mídias Criativas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o cineasta atua há mais de duas décadas como curador, programador de filmes e gestor público, com passagens por instituições como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Festival Internacional de Cine de Huesca, na Espanha.

    Durante a programação, o diretor estará presente para conversar com o público, tirar fotos e distribuir autógrafos, promovendo um encontro direto entre realizador e espectadores.

    Para facilitar o acesso da população, o Cine Henfil conta com sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo site www.cinehenfil.art.br, mediante escolha da sessão e do assento.

    A orientação é que o público chegue com antecedência para a validação do ingresso antes do início da sessão.

    Veja a programação:

    Sexta-feira (30/01)

    19h – Rota de Colisão (12 minutos) – Após um roubo, um ladrão, um operário e um menino de rua têm seus caminhos cruzados.

    Asfixia (12 minutos) – Uma noite estranha para Antero e Lúcia, em que um misterioso invasor ameaça a decadente vida do casal.

    Santas (15 minutos) – Cinco mulheres. Cinco pequenos milagres urbanos.

    Dia dos Pais (15 minutos) – Em um labiríntico cemitério, um homem procura o túmulo de seu pai. Dois garotos, limpadores de sepulturas, irão ajudá-lo em sua busca.

    Maricá fortalece a qualificação dos trabalhadores do SUS com encontro voltado à educação permanente

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quarta-feira (28/01) o 1º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Permanente em Saúde, no auditório da sede da pasta, no Centro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na quarta-feira (28/01) o 1º Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Permanente em Saúde, no auditório da sede da pasta, no Centro. A iniciativa contou com a presença de autoridades, coordenadores, gerentes e representantes de Organizações Sociais que atuam no município.

    O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre diferentes setores da saúde, além de contribuir para a construção coletiva de estratégias voltadas à qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), com base nos princípios da Educação Permanente em Saúde e nas normativas do Ministério da Saúde.

    O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, participou da atividade e reforçou o impacto das ações de educação em saúde no desenvolvimento do município.

    “Desde que assumimos a gestão, buscamos fortalecer ainda mais o ensino e a pesquisa dentro do SUS municipal. Queremos, a partir das particularidades e potencialidades de Maricá, desenvolver o ensino em saúde. Estamos investindo nesse sentido e seguiremos fortalecendo essas práticas na cidade”, ressaltou.

    O subsecretário de Gestão de Pessoas, Ensino e Pesquisa, Fábio Rodrigues, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos profissionais da rede municipal de saúde.

    “Este encontro representa um passo fundamental para o fortalecimento da gestão do trabalho e da educação na saúde. Investir em espaços de escuta, diálogo e formação contínua é essencial para qualificar as equipes e, consequentemente, aprimorar a oferta de serviços à população”, afirmou.

    Construção em rede

    O 1º Encontro do GT de Educação Permanente em Saúde contou com a participação de convidadas com ampla experiência na área, que contribuíram para o debate sobre práticas formativas, gestão do trabalho e cuidado em saúde, com foco na integralidade, na qualificação profissional e na articulação em rede.

    Entre as palestrantes convidadas esteve Aparecida Lobosco Assis dos Santos, musicoterapeuta, especialista em Saúde da Família, Políticas Sociais e Intersetorialidade e mestranda em Ensino na Saúde. Também participou do encontro Aline de Araujo Afonso Rodrigues, enfermeira, especialista em Docência do Ensino Superior, coordenadora da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Metro II e mestranda em Ensino na Saúde.

    A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Danielly Tomé, ressaltou o caráter estratégico do Grupo de Trabalho.

    “O GT de Educação Permanente em Saúde é um espaço potente de construção coletiva. Reunir gestores e trabalhadores da rede permite alinhar estratégias, compartilhar saberes e consolidar uma política de educação permanente que dialogue continuamente com a realidade dos serviços e com as necessidades do SUS em Maricá”, pontuou.

    Saquarema terá mutirão de saúde ocular neste domingo em Bacaxá

    0
    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste domingo, 01 de fevereiro, a Clínica de Olhos Dr. Seródio realizará um mutirão especial

    A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que neste domingo, 01 de fevereiro, a Clínica de Olhos Dr. Seródio realizará um mutirão especial de atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde ocular.

    A unidade funcionará, excepcionalmente, das 7h às 11h30, atendendo pacientes previamente agendados e, também, aqueles em fila de espera, conforme organização da clínica. As pessoas com consulta marcada receberão a confirmação por mensagem via WhatsApp, garantindo mais agilidade e organização no atendimento.

    O mutirão contemplará consultas oftalmológicas e outros procedimentos, reforçando o cuidado com a saúde visual da população.

    A Clínica de Olhos Dr. Seródio está localizada na Rua José Souza, em Bacaxá. Para marcações de consultas oftalmológicas, os pacientes que não forem atendidos pela atenção básica devem agendar na Central do Cidadão. Já os cidadãos que possuem um posto de saúde próximo de sua residência, devem procurar diretamente essa unidade para avaliação e agendamento.

    Niterói faz operação contra motos barulhentas em Piratininga

    0
    A Prefeitura de Niterói, por meio da Nittrans, realizou, na noite desta quarta-feira (28), mais uma ação integrada contra motos barulhentas

    A Prefeitura de Niterói, por meio da Nittrans, realizou, na noite desta quarta-feira (28), mais uma ação integrada contra motos barulhentas. Motociclistas foram abordados na Avenida Doutor Raul de Oliveira Rodrigues, em Piratininga, onde as equipes verificaram escapamentos adulterados e outras infrações.

    A operação tem os objetivos de reduzir o barulho excessivo nas vias e aumentar a segurança viária. A ação foi coordenada pela Nittrans e contou com a participação da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito, da Secretaria de Ordem Pública (SEOP), da Guarda Municipal de Niterói, do 12º Batalhão de Polícia Militar, do Proeis e do Segurança Presente.

    No total, 120 motociclistas foram abordados e 19 foram autuados por infrações diversas. Seis motos foram recolhidas para o depósito e os condutores que conseguiram sanar as irregularidades em seus veículos no local foram liberados.

    Para o presidente da Nittrans, Nelson Godá, as ações têm mostrado para a população que o trabalho está sendo bem coordenado e o objetivo é continuar.

    “Vamos manter a regularidade nas ações de fiscalização. Nosso objetivo é expandir para outros pontos de Niterói. Podem continuar nos acompanhando que teremos muito mais”, disse Nelson Godá.

    Mais de 4 mil motociclistas foram abordados desde fevereiro de 2025, quando começaram as ações da Prefeitura.

    Maricá leva acolhidos da Casa Abrigo à exposição cultural no Centro do Rio

    0
    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu um passeio institucional com acolhidos da Casa Abrigo (Itaipuaçu) ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu um passeio institucional com acolhidos da Casa Abrigo (Itaipuaçu) ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. A visita aconteceu nesta quarta-feira (28/01) para que os assistidos pudessem interagir na exposição “Viva Maurício – Maurício de Sousa, a experiência imersiva”, que apresenta uma retrospectiva da vida e obra do famoso cartunista brasileiro.

    “Mais do que um passeio, esse momento é sobre reencontros com a arte, com a memória afetiva da Turma da Mônica e, acima de tudo, com a própria cidadania. Pessoas em situação de rua têm o direito de estar onde quiserem e ocupar espaços culturais. Trata-se de um passo gigante para a reinserção social e para o resgate da dignidade”, ressalta Monique Freitas, coordenadora da casa.

    Ao todo, 16 pessoas participaram da excursão cultural, sendo nove acolhidos e sete profissionais. Entre 7h30 e 14h, os participantes puderam viver uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre a história da cultura brasileira e se divertir com o trabalho de um dos mais importantes cartunistas do país.

    “Um dos nossos usuários desconhecia que Maurício de Sousa era brasileiro. Pensava que os personagens eram de outro país. Outro, ficou encantado ao saber que a Mônica foi inspirada na própria filha do cartunista”, conta Monique. Ainda segundo ela, todos voltaram satisfeitos e motivados com a experiência vivida.

    CET-Rio suspende Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição devido ao carnaval

    0
    A CET-Rio vai suspender o fechamento das Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC's) entre os dias 1º e 22 de fevereiro

    A CET-Rio vai suspender o fechamento das Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC’s) entre os dias 1º e 22 de fevereiro devido ao período de pré-carnaval e carnaval na cidade.

    A suspensão da APCC Circuito Marcos Hama, no Porto Maravilha, será a partir deste domingo (01/02) e o retorno previsto para o dia 01/03. Já os circuitos Pedro Nikolay, no Aterro, e o Guilherme Paiva, na Reserva, serão suspensos a partir do dia 10/02 (terça-feira), com retorno marcado para o dia 24/02. A decisão foi adotada em alinhamento com a Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSC-RJ).

    As operações de trânsito da CET-Rio e da Guarda Municipal estarão suspensas nos seguintes circuitos: Marcos Hama, nos bairros do Centro e Santo Cristo (Porto Maravilha); Pedro Nikolay, na Glória e no Flamengo (Aterro); e Guilherme Paiva, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes (Reserva).

    As atividades serão retomadas no dia 24 de fevereiro de 2026, com as interdições semanais para o treinamento dos ciclistas na região do Porto Maravilha, Aterro do Flamengo e Reserva, no Recreio dos Bandeirantes.

    Circuitos suspensos

    Circuito Marcos Hama, nos bairros do Centro e Santo Cristo (Porto Maravilha) – Domingos e feriados, das 6h às 8h.

    Circuito Pedro Nikolay, na Glória e no Flamengo (Aterro) – Terças e quintas, das 4h às 5h30.

    Circuito Guilherme Paiva, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes (Reserva) – Terças e quintas, das 4h às 5h30.

    Moradores de Itaipuaçu sofrem com sequência de furto de lixeiras

    0
    Desde o início de 2026, os moradores de Itaipuaçu vêm sofrendo com a ação de criminosos relacionada ao furto de lixeiras de alumínio

    Desde o início de 2026, os moradores de Itaipuaçu vêm sofrendo com a ação de criminosos relacionada ao furto de lixeiras de alumínio. Segundo residentes da localidade, principalmente do bairro Jardim Atlântico Central, os furtos vêm acontecendo constantemente.

    Os casos mais recentes foram registrados nas ruas 32, 33, 46 e 50, todas localizadas no Jardim Atlântico Central.

    Até o momento, uma câmera de segurança flagrou a ação dos meliantes, mas ainda não se sabe a identidade do criminoso.

    Os moradores de Itaipuaçu pedem reforço na fiscalização e no patrulhamento da localidade, a fim de evitar novos furtos.

    Sisu 2026: candidatos já podem conferir resultado individual

    0
    O resultado individual da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu

    O resultado individual da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. O acesso é feito com o login da plataforma Gov.br.

    Os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis na chamada regular deverão realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, no período indicado no edital da instituição pública de ensino superior.

    O Sisu tem como objetivo democratizar o acesso a instituições públicas de educação superior (IES) que aderiram ao processo seletivo, de todo o país.

    Lista de espera

    Os candidatos não selecionados que queiram participar da lista de espera devem manifestar interesse a partir desta quinta-feira (29) até a próxima segunda-feira (2), também pelo Portal Único de Acesso.

    A convocação da lista de espera segue a ordem de classificação da chamada regular, mas só inclui os candidatos que manifestaram interesse na lista.

    A convocação será feita diretamente pelas instituições em que o estudante se inscreveu.

    É possível participar da lista de espera de apenas uma opção de curso. O candidato deve consultar os canais oficiais da instituição de interesse e observar as regras e os prazos estabelecidos em edital.

    Sisu

    A maioria das instituições participantes do Sisu é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.

    Pela primeira vez, nesta edição, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 ou 2025 – conseguiu se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.

    FONTE: AGÊNCIA BRASIL

    Traduzir »