Estamos em um dos períodos mais comuns para a disseminação da dengue e infelizmente os casos estão começando a aumentar significativamente no município maricaense. A dengue tem um crescimento durante a primavera e verão.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), através do boletim epidemiológico, aponta que Maricá registrou 34,59 casos para cada 100 mil habitantes, esse número é maior que nos municípios vizinhos como São Gonçalo e Niterói já que ambos apresentam 8,56 e 26,11 respectivamente.
A tendência é de aumento no recorrer das semanas.
A DENGUE
É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).
O vírus do dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.
SINTOMAS
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Todos os quatro sorotipos de dengue 1, 2, 3 e 4 podem produzir formas assintomáticas, brandas e graves, incluindo fatais.
PREVENÇÃO
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Fontes de informação: Fundação Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde.
Alguns textos retirados do site Biblioteca Virtual em Saúde.