É notável que a atual gestão do Tiro com Arco do Brasil (Brasil Arco) vem de excelentes resultados, não é à toa que o Brasil tem atualmente o melhor atleta, sendo ele o Marcus D’Almeida, o número 1 no ranking mundial, além do destaque feminino, Ane Marcelle, e do paralímpico, Jane Gögel.
A gestão foi formada há dois anos e meio e já alcançou bastante praticantes, melhorias nas federações, sendo 19 federações espalhadas pelo país, incrível histórico de medalhas conquistadas que podemos destacar como Mundial em Yankton (vice-campeão/prata), Copa do Mundo em Paris (Campeão/ouro) e bronze no Mundial em Berlim, e melhorias nos equipamentos.
De acordo com informações, além do primeiro lugar no ranking mundial (Marcus D’Almeida), o Brasil se encontra em terceiro lugar das Américas no feminino e primeiro lugar no ranking mundial feminino paralímpico (Jane Gögel).
O presidente da Brasil Arco, João Cruz, destacou os pilares principais que fortalecem o esporte no Brasil:
“O respeito a organização, respeito ao atleta e meritocracia. A confederação está para os atletas e não o contrário. A meritocracia é uma peça fundamental que fez os nossos parceiros acreditarem no nosso plano de trabalho”.
Segundo informações, o início da atual diretoria foi identificar as fraquezas e sanar todas elas, com isso concentrando na construção de um plano de negócios que rapidamente deu resultados, pois antes a confederação se encontrava na 34º no ranking do COB e agora está entre os 10 primeiros do mesmo ranking.
As metas da Brasil Arco, além dos Mundiais, é a tão sonhada conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. A próxima Olímpiada ocorrerá em Paris entre os dias 26 de julho a 11 de agosto. Vale destacar que Marcus D’Almeida já conquistou uma vaga para os próximos Jogos Olímpicos.
TIRO COM ARCO PARALÍMPICO
Uma das mais tradicionais modalidades das Paraolimpíadas, o Brasil vem se destacando nos últimos dois anos com recordes mundiais.
Lembrando que pela segunda vez a atleta Jane Gögel assume a liderança do ranking mundial feminino paralímpico, consequentemente conquistando uma vaga para as Paraolimpíadas.
Além da Jane Gögel, Reinaldo Charão já tem vaga garantida na competição.
O vice-presidente da Brasil Arco e coordenador da equipe paralímpica, César dos Santos Moreira, falou dos objetivos centrais:
“O objetivo central é termos atletas a nível internacional, não podemos nivelar nossos atletas com o nível americano, pois o nível europeu e asiático é altíssimo. É isso que queremos, que nossos atletas possam participar mais dessas competições de alto nível. Os nossos atletas participaram de um desses eventos que aconteceu na República Tcheca e conquistamos 4 medalhas de ouro e uma de prata”.
Lembrando que para a Paraolimpíada são disponíveis 6 vagas, com três equipes mistas.
BRASIL ARCO EM MARICÁ
Em Maricá (Rio de Janeiro) foi construída a melhor estrutura para prática do Tiro com Arco no país. Veja o que o complexo possuí:
- Campo de tiro com 4 bases;
- Sala de musculação;
- Dormitórios;
- Área de lazer;
- Áreas de treinamento;
- Refeitório;
- Espaço Indoor;
- Sala de fisioterapia e Pilates;
- Sala de reuniões;
- Área técnica.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE TIRO COM ARCO OUTDOOR
O Brasil Arco em colaboração com a Prefeitura de Maricá realizará o 49º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Outdoor – Adulto/Open, e 5º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco Outdoor – Barebow, que ocorrerá entre os dias 25 a 30 de setembro de 2023.
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Tiro com Arco Adulto- Open, é uma promoção conjunta da BRASIL ARCO – Confederação Brasileira de Tiro com Arco com o apoio da Prefeitura Municipal de Maricá, a parceria do COB – Comitê Olímpico do Brasil e o apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes).
O Evento será disputado conforme os regimentos e normas internacionais da WA – World Archery sob a forma de Torneio Outdoor / Round Olimpico, consoante com os Regulamentos da Brasil Arco para as seguintes categorias e classes nas provas:
Individual
- Recurvo Feminino e Masculino
- Composto Feminino e Masculino
- Barebow Feminino e Masculino
Duplas mistas
A quantidade de vagas disponíveis para cada divisão e categoria está dentro do previsto pelo regulamento geral da BRASIL ARCO, capítulo 11, item 11.3. ; e estarão disponíveis na página de inscrição da competição.