Santa Paula e Cassorotiba continuam sendo negligenciados pelo poder público de Maricá. Além dos problemas no saneamento, buracos nas ruas, postes danificados e obras inacabadas, agora os moradores têm que lidar com o descuido da Prefeitura em relação aos bueiros e “bocas de lobo” que estão obstruídos por matos e pedras.
Os moradores fotografaram e enviaram para nossa equipe evidências desse descaso. Em muitos lugares, os matos e gramas cortados foram jogados diretamente nos bueiros da Rua A (Santa Paula).
Na Estrada Monte Líbano, próximo a uma das entradas de Santa Paula, as “bocas de lobo” estão tampadas com areia e pedras provenientes das obras da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).
Devido as obras inacabadas e aos bueiros fechados, a região sofre com bolsões de água e até alagamentos, além de formar um verdadeiro lamaçal.
Os moradores também destacam a falta de atenção por parte de alguns residentes que, ao limpar suas calçadas, descartam o material de forma incorreta, jogando diretamente para os ralos e sumidouros.
O morador identificado como Delmares, expressou sua insatisfação em relação às obras inacabadas:
“Hoje, com os trabalhos não concluídos, não temos asfalto, as pedras ficam soltas e vão tudo para o bueiro, obstruindo a passagem da água, carros são danificados devido aos buracos e sempre sofremos com alagamentos e bolsões de água na região”.
Os residentes afirmam que os trabalhos paliativos atrapalham, pois quando as máquinas passam pelas ruas, as areias e pedras são jogadas exatamente nas beiradas onde se encontram os bueiros. O que realmente precisa ser feito é concluir as obras que a Somar iniciou.
Os moradores pedem uma ação conjunta e inteligente entre a Sanemar e a Somar para que ambos resolvam os problemas de pavimentação das ruas e limpeza dos bueiros e “boca de lobo”.