A dúvida leva ao estado de incerteza e medo sem saber como prosseguirá um ato ou situação presente que poderá afetar o seu futuro, este sentimento está fixado nas mentes e corações de alguns moradores das Pedreiras (Maricá), e não é à toa que esta sensação está presente, pois a falta de transparência por parte da Secretaria de Habitação de Maricá vem aumentando o temor dos habitantes da região.
A equipe do Conexão do Povo foi até a região tentar entender o que está ocorrendo e, ao chegar no local, nos deparamos com algumas casas demolidas. Alguns residentes afirmam que não foram avisados antecipadamente sobre a ação.
Os principais pedidos são: que os moradores saiam do local sem precisar ir para o aluguel social, que seja esclarecido qual localidade eles serão realocados, definir as mudanças para residências próximas ao Centro de Maricá, dado que existem idosos que serão realocados, e um lugar para as igrejas da região que serão afetadas pela ação da secretaria.
Uma residente da região explicou e exclamou que já foi até a Secretaria de Habitação, mas não obteve sucesso:
“Já fomos lá 3 vezes em busca do secretário, mas nada foi esclarecido. Todas às vezes que comparecemos na secretaria, fomos informados que ele não estava presente”.
Os moradores destacam também o impacto da mudança, visto que muitos são moradores antigos das Pedreiras:
“Moramos aqui a mais de 43 anos e agora estão falando que teremos que sair daqui. É muito triste até porque temos uma identificação com a localidade.”
A equipe do Conexão do Povo entrará em contato com a Secretaria de Habitação de Maricá para esclarecer as dúvidas dos residentes e buscar um consenso. Sendo assim, esta matéria está sujeita a sofrer atualizações.