Os pacientes renais de Maricá cobram do poder público a urgência da construção de uma clínica de hemodiálise no município de Maricá, além de ações que possam conscientizar a população sobre as doenças que atingem os rins.
De acordo com informações, as pessoas que moram em Maricá e necessitam desse tratamento precisam ir até Niterói ou Itaboraí, o que acaba sendo bastante inviável, pois as sessões acontecem 3 vezes por semana e levam cerca de 3 a 4 horas.
Segundo alguns denunciantes, a ida para Niterói e volta para Maricá são bastante complicadas e cansativas, saindo às 8h da manhã e só retornando para casa às 16h.
Até o momento nenhuma ação está sendo feita pela Secretaria Municipal de Saúde em relação à questão da hemodiálise, porém, em nota, a Secretaria informou que faz parte do seu planejamento a implementação de uma hemodiálise em Maricá.
Outra questão bastante citada pelos pacientes são as lotações nas vans, em que algumas vezes ocorre de pessoas estarem em pé nas viagens.
Em resposta as lotações, a Prefeitura informou que haverá um aumento nas frotas das vans.
Até lá os pacientes seguem sem uma clínica de hemodiálise em Maricá e já realizam um abaixo assinado pedindo por agilidade na construção da estrutura para atender a todos que precisam desse tratamento. Para acessar basta CLICAR AQUI.