Castrar o animal de estimação é uma decisão muito importante, não apenas para quem tem um cãozinho ou gato em casa, mas para todos que amam os animais e sofrem ao ver as inúmeras dificuldades pelas quais eles passam ao serem abandonados.
Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, e a castração é uma das formas de evitar que animais sejam abandonados diariamente nas ruas. Mas além de evitar ninhadas indesejadas, também se torna uma questão de saúde. Castrando o seu animal você está proporcionando longevidade e melhor qualidade de vida.
É errado o conceito de que a castração só deve ser feita em caninos e felinos em situação de rua.
Se o proprietário não tem intenção de acasalar seus peludinhos é desnecessário enfrentar-se cios, riscos de gravidez indesejável, fugas, marcação de território, agressividade, tumor venéreo transmissível canino, tumor de mama, testículo, próstata e piometra. A castração garante uma vida adulta bastante saudável para os animais e tranquilas para os donos.
Filhotinhos são lindos, mas todos sabem que não há casa para todos eles e o destino que os aguarda é viverem sob péssimas condições ou nas ruas da cidade, sofrendo com a fome, sede, frio e até maus-tratos. O número de animais que podem nascer de uma só fêmea ao longo de sua vida reprodutiva é imenso. Com a castração, o número de animais sem dono é reduzido. Você até pode ter para quem doar os filhotes da sua cachorra, mas esta pessoa que pegou um filhote seu poderia estar salvando a vida de algum animal abandonado na rua. Pense nisso!.
É muito importante que os donos assumam esta responsabilidade e se comprometam a cuidar dos animais em casa, de forma consciente e racional.
Filhotinhos são atrativos, mas pensando no bem deles, o ideal é conseguirmos um lar para os animais que já estão aqui sofrendo com o abandono ao invés de criarmos mais e mais cães e gatos.
E isto vale também para cães de raça! Muitos cães de raça também são abandonados, principalmente quando chegam à velhice ou desenvolvem algum problema de saúde.
Portanto, seja qual for à raça, porte e idade de seu cão ou gato, tome uma atitude responsável. Realize a castração!.
TEXTO: SECRETARIA DE PROTEÇÃO ANIMAL DE MARICÁ