Com a chegada das festividades de Natal e Ano Novo, muitas dúvidas surgem à respeito de que alimentos nossos cãozinhos podem compartilhar da ceia. Com os peludinhos cada vez mais próximos da família, participando da rotina, surgem riscos maiores de consumo de alimentos inadequados. Nas festividades isso se agrava, pois tendemos a abrir exceções para os nossos amiguinhos permitindo que eles compartilhem da nossa alimentação. O problema é que muitos alimentos de uso humano podem ser prejudiciais aos cães e gatos, alguns exemplos são: uvas e passas (podem gerar problemas renais graves), chocolate (contém teobromina, substância tóxica para os pets), panetones e bolos (excesso de carboidratos, açúcares, costumam conter passas, chocolate).
Devemos ter atenção de não oferecer alimentos com temperos, que podem causar problemas para os pets, como por exemplo, cebola e alho, que são prejudiciais à saúde, alimentos com excesso de gordura, açúcares e adoçantes, frutas que podem ser tóxicas como uva, carambola e semente de maçã.
O ideal é alimentar nossos amiguinhos com comidas adequadas para eles, seja a ração seca ou o alimento que for indicado pelo médico veterinário, evitando assim as intoxicações, vômitos, diarreias e até mesmo alterações mais graves.
TEXTO: SECRETARIA DE PROTEÇÃO ANIMAL