Na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, a Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou uma operação conjunta com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) chamada de “Operação Escambo” com o intuito de desmantelar uma organização criminosa que atuava em Maricá, desviando recursos do Banco Mumbuca. Mais de 64 milhões de reais foram retirados dos cofres públicos, representando um prejuízo para os beneficiários e para a Prefeitura de Maricá.
Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão! Além de Maricá, a operação ocorreu em Tanguá, São Gonçalo e Niterói.
Os alvos da operação são alguns comerciantes de Maricá (RJ) e pessoas físicas envolvidas diretamente no esquema. As acusações incluem os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e peculato.
Segundo as investigações, os criminosos criavam contas falsas e, em seguida, contatavam os comerciantes envolvidos, que recebiam 10% do valor e convertiam a moeda mumbuca em reais. Após a conversão, o dinheiro era transferido para as contas bancárias dos envolvidos no esquema.
Em nota, a Prefeitura de Maricá destacou que apoia a operação da polícia e afirmou que nenhum funcionário, tanto da Prefeitura quanto do Banco Mumbuca, está envolvido na ação criminosa.