Em um país onde as oportunidades muitas vezes parecem distantes, um momento simbólico e transformador aconteceu nesta quarta-feira, 09 de abril, na Escola Estadual Professora Cacilda Silva, em Itapeba, Maricá. Alunos, professores e toda a comunidade escolar tiveram a chance de mergulhar na história de uma das maiores atletas do Brasil: Ane Marcelle.
Com olhares atentos, os estudantes assistiram à primeira exibição pública do documentário “Ane Marcelle – A Guerreira do Arco e Flecha”, que narra a trajetória da atleta brasileira mais bem colocada nas Olimpíadas no Tiro com Arco e sua luta diária contra o racismo presente na sociedade. O filme revela muito mais que uma história esportiva – é sobre resistência, superação e a força de uma mulher que transformou desafios em combustível para voos mais altos.
Após a sessão, aconteceu um bate-papo entre os alunos, a própria Ane Marcelle e o diretor do documentário, Lula Araújo. O momento foi de troca: perguntas sobre o esporte, curiosidades sobre o filme, técnicas cinematográficas e a rotina de um atleta de alto rendimento foram respondidas com sinceridade e entusiasmo.
“Hoje foi muito importante, porque ela falou sobre a vida dela no esporte, as dificuldades que enfrentou, e isso gera nos nossos alunos um estímulo, um exemplo vindo das nossas raízes”, destacou a professora Marta de Menezes, emocionada ao falar sobre a ex-aluna e atual ícone do esporte nacional.
Para Lula Araújo, diretor do filme, a experiência foi inesquecível: “Foi emocionante ver essa primeira exibição acontecer justamente aqui, com tanto carinho dos professores e atenção dos alunos. Foi especial.”
E para Ane, voltar ao lugar onde tudo começou teve um sabor único: “Estudei aqui, terminei meus estudos aqui, então poder exibir esse filme na minha escola foi muito importante pra mim, muito gratificante. Agradeço muito ao Cacilda que me acolheu tanto.”

O documentário, que será exibido em 20 escolas da rede municipal e estadual, também tem sessão prevista em uma Mostra de Cinema, que será realizada no Cine Henfil, no Centro de Maricá. A proposta é clara: mais do que contar uma história, o objetivo é inspirar, conectar jovens com o esporte e revelar novos talentos.
SOBRE O FILME
O Tiro com Arco é uma modalidade esportiva que remete aos primórdios da humanidade. É um dos esportes que mais tem conquistado adeptos pelo mundo. Contribui para o equilíbrio emocional, autocontrole e concentração, proporcionando ao atleta um melhor conhecimento de si mesmo.
É uma modalidade que envolve várias áreas: física, mental e espiritual. Mexe, de verdade, com a autoestima. Você aprende a limpar a mente, controlar a respiração, melhorar a postura e a superar desafios e limites.
Em Maricá, não é diferente. O Centro de Treinamento da Confederação Brasileira fica em Itapeba, onde é mantido o projeto de inserção ao esporte. Projeto este que lançou para o mundo dois dos principais atletas na atualidade, inclusive, na categoria feminina.

A história contada no documentário é justamente sobre esta categoria. Na verdade, é sobre uma menina que encontrou no esporte tudo que é necessário para uma pessoa crescer na vida: respeito, espaço, inclusão, investimento, educação, amizade, disciplina entre outras coisas que são fundamentais para uma formação digna. É um documentário lindo, com pouco mais de 10 minutos de duração, mas com uma verdade que impressiona.
Então, o documentário é sobre a importância das mulheres no esporte, é sobre a Ane Marcelle, mas, sobretudo, apresentar para os jovens que a prática esportiva, seja ela em que modalidade for, muda vidas, muda o rumo das coisas, muda mentalidades e comportamentos pra toda vida. Certas coisas nunca mudam, e uma delas é a paixão pelo esporte!


