O dia 14 de junho foi bem diferente para os que passavam pelas esquinas das avenidas Graça Aranha e Almirante Barroso. Uma aglomeração de pessoas (na sua imensa maioria juristas e políticos) em frente à Livraria da Travessa do Centro do Rio, chamou muita atenção dos que ali estavam. Fato que já não se via na capital há muito tempo, principalmente, pelo esvaziamento econômico ocorrido durante o período mais agudo da pandemia, em virtude da transição para o home office.
O motivo de tamanha concentração de juízes, advogados, procuradores municipais, desembargadores, prefeitos, ex-prefeitos, ex-deputados, vereadores e conselheiros da OAB/RJ era participar do coquetel de lançamento e tarde de autógrafos do livro escrito pelo advogado, procurador municipal e pecuarista cantagalense Fabricio Gaspar, que transformou sua dissertação de mestrado em livro jurídico, lançado pela editora Lumen Juris, e teve enorme aceitação no meio jurídico, já sendo extremamente elogiado pela classe. Uma prova do sucesso da obra foi o fato de os exemplares disponibilizados pela livraria para venda no momento do evento terem se esgotado em menos de 30 (trinta) minutos após o início dos autógrafos. Segundo estimativas dos seguranças da livraria, mais de 400 pessoas compareceram ao evento.
O desembargador André Fontes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região foi um dos presentes que ficaram na lista de espera, mas fez questão de estar lá e abraçar o autor. Já os desembargadores André Marques, Mafalda Luchesse e Fernando Almeida, tiveram maior sorte e conseguiram para além de prestigiar o evento, levar para casa seu exemplar com uma sincera dedicatória do autor.
Ao Conexão do Povo, o desembargador Fernando Almeida ressaltou o longo tempo de convivência com o autor enquanto advogado criminalista, mas sobretudo a qualidade de sua obra, que trata de Lawfare no nosso sistema jurídico:
“Dr. Fabricio Gaspar mais uma vez inova, como sempre fez quando eu era juiz criminal em Duque de Caxias e convivi com ele como advogado criminalista. Traz de forma clara e leve uma pesquisa profunda acerca desse novo instituto jurídico que vem se entranhando na sociedade brasileira, inclusive através de ações civis por ato de improbidade administrativa. Merece nosso reconhecimento.”
Além de registrar a presença do Procurador Geral do Município do Rio de Janeiro, Dr. Daniel Bucar, diversos colegas do autor, integrantes de procuradorias municipais de várias cidades fluminenses estiveram presente: Rio de Janeiro, Guapimirim, Magé, Maricá, Paracambi, Duque de Caxias, Araruama, Itaboraí e Itaguaí marcaram presença e prestigiaram Fabricio Gaspar.
Políticos de várias cidades da baixada fluminense também se fizeram presentes. prova de prestígio foi a presença do atual prefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, e dos presidentes das Câmaras Municipais de Duque de Caxias, Celso do Alba e de Magé, Valdeck Ferreira, acompanhados de diversos vereadores. Os ex-prefeitos de Magé, Renato Cozzolino Sobrinho, de Guapimirim Zelito Tringuelê e de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso chancelaram o evento, afirmando seu apreço pelo procurador municipal autor da obra.
Ao Conexão do Povo, Fabricio Gaspar resumiu emocionado a profunda gratidão pelo sucesso do evento:
“Nada mais posso fazer que agradecer a Deus por esse momento e a toda a minha família. Estou anestesiado com tamanho carinho de todos os amigos aqui presentes!”