23.7 C
Maricá
    quarta-feira, outubro 30, 2024

    Maricá abre seminário “Sua Casa, Nosso Sonho”

    Data:

    A Prefeitura de Maricá iniciou nesta sexta-feira (07/07) o seminário “Sua Casa, Nosso Sonho”, um espaço de diálogos e trocas de experiências entre especialistas, líderes comunitários, autoridades locais e moradores dos condomínios Minha Casa Minha Vida. No sábado e domingo, dias 8 e 9 de julho, o evento com palestras, discussões em grupos e intervenções culturais acontece nos residenciais de Itaipuaçu e Inoã. O objetivo é fortalecer a união e a participação ativa da comunidade na construção de um futuro melhor para todos.

    Na cerimônia de abertura, no Cine Henfil, no Centro, os convidados assistiram a um vídeo sobre a experiência da Comuna 13, maior favela de Medellín, na Colômbia. Urbanizada, graças a iniciativa pública, aliada à ação dos próprios moradores.

    O prefeito Fabiano Horta destacou que a cidade que constrói a Renda Básica de Cidadania, o acesso ao ensino superior, que protege socialmente os seus informais, que garante o direito do transporte como um valor fundamental para cada cidadão e cidadã não pode ficar paralisada diante do que ocorre nas periferias da cidade.

    “É preciso olhar para o Minha Casa Minha Vida de maneira muito concreta, como construção daquilo que a gente, objetivamente, pode potencializar e fazer nascer enquanto poder público. Não podemos aceitar o uso da força e violência como método de coerção, daqueles que fazem o Brasil acontecer. É preciso que a gente construa coletivamente, junto às favelas e aos condomínios do Minha Casa Minha Vida, esse senso tão importante de humanidade. Esse é o desafio que propomos e que Medellín já enfrentou e transformou em realidade”, declarou Fabiano.

    Criador da frente parlamentar de defesa das favelas e das periferias no Congresso Nacional, o deputado federal Washington Quaquá disse que é preciso reunir a comunidade do Minha Casa Minha Vida e garantir oportunidades aos jovens para que não sejam assediados pelo crime organizado.

    “Precisamos ouvir as pessoas e ver qual é a solução. Temos como saber quantas mulheres fazem bolos, quantos lidam com tecnologia e agregar as pessoas em cooperativas, colocando o Banco Mumbuca para emprestar dinheiro, o ICTIM para qualificar. Enfim, nós temos como transformar os condomínios do Minha Casa Minha Vida, numa potência e vamos usar a experiência de Medellín”, ressaltou Quaquá.

    Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Cidadã de Recife (PE), falou sobre as periferias da cidade pernambucana que melhoraram após a implantação de unidades do Centro Comunitário de Paz e que projetos como este podem mudar a realidade do Minha Casa Minha Vida.

    “Aprendemos com Medellin a como disponibilizar equipamentos públicos que pudessem levar cultura, mediação de conflito, esporte e lazer. Esses centros comunitários estão transformando a periferia de Recife”, ressaltou Murilo.

    Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social de Medellín, ressaltou a modificação da Comuna 13, maior favela do mundo, localizada na Colômbia. A gestão pública que assumiu a cidade em 2002 e construiu parques, praças e bibliotecas que oportunizou diferentes visões de crescimento para sua população dando além de educação, o respeito e cuidado necessários para a implantação de uma nova cultura.

    Também participaram da abertura o vice-prefeito licenciado e secretário de Economia Solidária e Desenvolvimento do Rio de Janeiro, Diego Zeidan; Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP; Cielo Maria, líder da Fundação Oásis Urbano, em Medellín; Kenedy Alessandro, da Favela do Terê – G10 Favelas; vereador Hadesh; a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello; o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Julio Cesar Veras, e Carol Souza, do Favela.Ong.

    O seminário é organizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Dignidade dos seus Moradores e com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa), do Favela.Ong, secretarias municipais de Cultura, Turismo, Economia Solidária e de Participação Popular e Direitos Humanos. Pelo ICTIM também participam as incubadoras inovação social em Cultura e Mumbuca Futuro.

    PROGRAMAÇÃO

    No domingo, será feito um passeio com os convidados pelos pontos simbólicos do município, como o Banco Mumbuca, a Casa de Cultura de Direitos, o projeto “Sim, Eu Posso!”, o Hospital Municipal Che Guevara e os condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

    Domingo (09/07) – Residencial Carlos Alberto Soares de Freitas (Inoã)

    10h – Grupos de escuta e discussão na quadra do Setor C
    Espaço 1: Experiências e vivências: projetos e soluções nas favelas do Brasil. Convidados Preto Zezé e Celso Athayde.

    Espaço 2: Experiências e vivências: o que Medellin tem a nos ensinar? Convidados Jorge Melguizo: O social do urbanismo social / Cielo Maria: Os exemplos de sucesso concretizados em Medellín / Murilo Cavalcanti: Desafios e possibilidades.

    Espaço 3: Como transformar o Minha Casa Minha Vida em Maricá? Refletindo sobre os desafios e potencialidades na reestruturação da habitação popular em Maricá. Convidados: Ruasia e MPJ. Tópicos abordados: Cultura e Lazer, Economia e Desenvolvimento, Espaço e Território.

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: http://conexaodopovo.com/

    Acesse o nosso Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100089337336671

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttp://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Mirante do Caju, cada vez mais próximo de ser inaugurado

    As obras do futuro ponto turístico de Maricá, o...

    Festival Enel em Maricá, com apresentação de Jorge Aragão, vem “cheio de energia”

    A Orla do Marine, em São José do Imbassaí,...

    Maricá segue entre os 15 municípios com mais temporários do que servidores concursados

    Um dos problemas que podem levar à precarização do...

    Aldair de Linda (PT) bate seu próprio recorde e é o vereador mais votado da história de Maricá

    Com impressionantes 7.602 votos, Aldair de Linda, do Partido...
    Traduzir »