Com várias cidades podendo chegar aos 45°C facilmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo para o Brasil, sendo que, pelo menos seis estados, além do Distrito Federal, podem indicar 5°C acima da média por um grande período. Muitos se perguntam, o que explica ou causa a onda de calor no Brasil?.
Existem três fatores que estão contribuindo para esta onda de calor, o primeiro é o fenômeno El Niño, o segundo é uma massa de ar quente que chegou pela Argentina e por fim as mudanças climáticas que favorecem o efeito estufa.
Com este fenômeno, o Brasil já soma a oitava onda de calor deste ano.
O alerta é para todo o Brasil, mas podemos destacar alguns estados que sofrerão ainda mais com o calor, como: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.
Existem também grandes probabilidades de ocorrências de danos e acidentes, com risco a integridade física das pessoas, causando desconforto nos olhos, boca e nariz, além da pele ressecada. Para evitar problemas de saúde, mantenha-se hidratado.
O forte calor pode se estender até quarta-feira (15/11).