22.2 C
Maricá
    sexta-feira, novembro 22, 2024

    Praça Marechal Floriano Peixoto recebe Encontro de Capoeira de Itaboraí

    Data:

    Um dia para ficar marcado na história da capoeira de Itaboraí. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Rede Municipal de Apoio a Capoeira (REMAC), realizou o Encontro de Capoeira de Itaboraí, na quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, neste de sábado (13/05). O evento contou com a presença de praticantes da modalidade de todas as regiões da cidade, e ainda dos apaixonados pela cultura.

    O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, fez questão de comparecer ao evento e parabenizar todos os envolvidos pela organização. “Mais um evento em comemoração pelos 190 anos da cidade. Muito bacana e para todas as idades, criançada, adultos, todos juntos. Quero agradecer a todos vocês pelo trabalho e presença, e dizer que podem contar com a nossa gestão”, destacou Marcelo Delaroli.

    O Encontro de Capoeira de Itaboraí contou com a participação de representantes da modalidade dos oito distritos do município. Assim, promovendo a união e integração entre os mestres e praticantes da capoeira na cidade. Dentre as atividades executadas, aulão recreativo para as crianças, aulão de maculelê, musicalidade, citação de poemas, cantigas e outros.

    Presente no encontro, o secretário municipal de Cultura, Roberto Costa, falou da satisfação de poder promover este evento e como a capoeira é importante no município.

    “Para mim foi uma grande surpresa um movimento tão forte, firme e coeso que é a capoeira do nosso município. Tenham a certeza que faremos tudo que puder para sempre oferecer espaços”, disse o secretário agradecendo os mestres, contramestres e alunos presentes.

    Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a data também foi escolhida (13 de maio), por ser celebrada a abolição da escravatura no Brasil, marco significativo para a capoeira, já que a arte marcial brasileira tem origem nas lutas e resistências dos escravizados.

    Membro do Conselho Municipal de Cultura, na área da cultura afro-brasileira e membro da Associação San Cipriano de Capoeira, Rodrigo da Conceição, conhecido como mestre Pitboy, elogiou a ação. O mestre ressaltou ainda que pratica capoeira há 30 anos e há 19 anos faz parte de projetos socioculturais, que atualmente contam com 100 participantes, entre crianças e adultos.

    “Para nós é muito importante esse encontro, até mesmo por conta do reconhecimento do município perante a capoeira. E ainda termos sido convidados para organizar e fazer parte das comemorações de aniversário da cidade. Hoje temos aqui diversos profissionais de capoeira, que trabalham há mais de 30 anos no município, e acho que essa é a primeira vez que as portas se abrem realmente e convidam a capoeira de fato para fazer parte dessa festividade”, comentou mestre Pitboy.

    COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE ITABORAÍ

    VEJA MAIS

    Acesse o nosso Homepage: http://conexaodopovo.com/

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Alexandre R. Ducoff
    Alexandre R. Ducoffhttp://conexaodopovo.com/
    Jornalista, Fotógrafo, Cinegrafista, Editor, Ativista e Fundador do Conexão do Povo! Eu, Alexandre R. Ducoff, tenho como base a defesa do interesse da população, facilitando os seus pedidos ao poder executivo e legislativo. O diálogo é tudo!

    COMPARTILHAR POSTAGEM:

    Inscreva-se agora

    Publicidade

    spot_imgspot_img


    POPULARES

    Recomendadas

    Confira os nomes que irão compor as secretarias de Maricá em 2025

    O futuro prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou...

    Itaipuaçu não terá um novo “Minha Casa, Minha Vida”

    Muito se especulava sobre a criação de uma nova...

    Em vídeo, Quaquá anuncia o fim do PPT em Maricá e a reestruturação dos programas sociais

    O futuro prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou...

    Maricá poderá ter rajadas de vento moderadas a fortes nesta terça (13)

    O Sistema Alerta Rio divulgou no X (antigo Twitter)...
    Traduzir »