O ano de 2023 foi marcado pelo avanço tecnológico, passou por momentos que mexeu com a geopolítica e acirrou ainda a polarização mundial, acompanhe as 12 principais noticias, explicadas resumidamente, aqui no Conexão do Povo.
Ataque 8 de janeiro
Em 8 de janeiro de 2023, um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiu as sedes dos três Poderes, em Brasília, causando danificações no local. O grupo pedia a volta do governo Bolsonaro. Depois do ocorrido, foi criada a CPI do 8 de janeiro, para investigar os ataques golpistas.
ChatGPT: inovação tecnológica
O ChatGPT é um chatbot que a startup OpenAI lançou em novembro de 2022, porém chegou no topo do sucesso a partir de fevereiro de 2023. A tecnologia funciona com dados de como responder a qualquer solicitação de um usuário de maneira humana, oferecendo informações de maneira semelhante a um tradicional mecanismo de busca ou produzindo prosa.
A tecnologia, ChatGPT, vem ajudando nas construções de texto com ótima precisão, porém uma duvida foi levantada, será que ela pode nos substituir?
Tragédia em São Sebastião
O bairro de São Sebastião, município do litoral norte paulista, foi o mais atingido pelo desastre do carnaval de 2023, quando 64 pessoas morreram devido aos deslizamentos causados pelas chuvas.
A chuva que começou no sábado de carnaval, em 19 de fevereiro de 2023, foi o maior temporal registrado na história do país. O município recebeu na ocasião, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres, 626 milímetros de chuva.
Terremoto na Turquia e Síria
Em 6 de fevereiro de 2023, às 04h17 TRT, um terremoto de Mw 7,8 atingiu o sul e centro da Turquia e o norte e oeste da Síria. O epicentro foi 37 km a oeste-noroeste de Gaziantep.
Cerca de 50 mil mortos e 214 mil prédios desabados ou em estado precário.
Reforma Previdenciária na França
Ainda que tenha visto os maiores protestos sociais contra uma reforma social em três décadas, entrou em vigor, no dia 1º de setembro, à reforma previdenciária da França. Está ação causou diversas manifestações.
Fim da Pandemia de COVID-19
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) da ONU, Tedros Adhanom, declarou o fim da COVID-19 como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). O anúncio acontece após pouco mais de três anos do início da emergência sanitária global.
África em “quase guerra”
Mali, Burkina Faso e Níger, três nações vizinhas governadas por juntas militares que chegaram ao poder através de golpes de Estado, assinaram no 16 de setembro um pacto de defesa pela qual se comprometem a agir militarmente em defesa mútua em caso de agressão externa. Esta ação foi uma resposta para Nigéria e Chade.
Na ocasião tudo indicava um confronto entre as nações.
PL das Fake News
O assunto referente a PL das Fake News voltou à tona após os casos envolvendo a página de fofoca (Choquei) e da morte do apresentador e youtuber PC Siqueira.
O apresentador e youtuber PC Siqueira morreu na tarde de 27 de dezembro, aos 37 anos, em São Paulo. Ele se suicidou, segundo a polícia. O corpo foi encontrado em seu apartamento.
Já no caso da Choquei, perfil que compartilha notícias sobre famosos nas redes sociais, a página admitiu ter replicado um conteúdo falso sobre suposto affair entre Jessica Canedo, 22, e Whindersson Nunes. A jovem morreu no dia 23 de dezembro.
O Projeto de lei propõe regulação das atividades das big techs de informação no país. Acessar as redes sociais e ser impactado por conteúdos que trazem informações falsas se tornou algo comum no mundo inteiro, mas que assumiu um cenário ainda mais intenso e complexo no Brasil.
Ciclone no Sul
No dia 3 de setembro, um domingo, o Rio Grande do Sul estava em alerta para a passagem de um sistema de baixa pressão, que se movia pelo estado em direção ao mar, e que se transformaria em um ciclone extratropical.
Cidades foram atingidas por fortes enchentes, que destruíram casas e causaram mortes. Passagem de ciclone provocou enchentes e deixou 50 mortos e 8 desaparecidos no RS.
Só em 3 meses em 2023, nove ciclones atingiram o Sul do Brasil.
Israel x Hamas
O dia 7 de outubro ficará marcado na história, pois neste dia iniciou uma das maiores guerras entre Israel e Hamas, uma luta entre Israel e Faixa de Gaza.
Tudo começou quando Hamas realizou diversos ataques terroristas que vitimaram centenas de israelenses, além de sequestrar mulheres e crianças. Em resposta, Israel iniciou sua ofensiva que já deixou milhares de mortos.
As operações militares israelenses na Faixa de Gaza causaram 21.822 mortes no território palestino desde que a ofensiva começou, em 7 de outubro.
Atualmente o medo é que esta guerra se espalhe e se transforme em diversos confrontos pelo Oriente Médio.
Ataque das milícias no RJ
A chama que se alastrou pela Zona Oeste no dia 23 de outubro deixou 35 ônibus e um trem incendiados. A ação da milícia não representa apenas um recorde de violência na história da cidade do Rio de Janeiro, mas demonstra, para o mundo todo ver, como o domínio da milícia no estado, que segundo dados do Instituto Fogo Cruzado cresceu 387%.
O atentado foi em resposta a uma operação policial que matou o sobrinho do Zinho, miliciano que atua na região. Foi a maior depredação do transporte público da cidade em apenas um dia.
O chefe da maior milícia do estado do Rio de Janeiro, Luiz Antônio da Silva Braga, o Zinho, se entregou à Polícia Federal no fim da tarde de 24 de dezembro. O preso tem 12 mandados de prisão e estava foragido desde 2018.
Após negociações, Zinho se apresentou na Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro. Nos últimos meses, a PF realizou várias operações para prender o miliciano.
Ondas de calor no Brasil
Com várias cidades podendo chegar aos 45°C facilmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu inúmeras vezes o alerta vermelho de grande perigo para o Brasil devido às ondas de calor.
Só em 2023 foram registrados mais de 8 ondas de calor.
Existem três fatores que estão contribuindo para ondas de calor, o primeiro é o fenômeno El Niño, o segundo geralmente é a massa de ar quente que chega pela Argentina e por fim as mudanças climáticas que favorecem o efeito estufa.
Fontes e partes dos textos: Estadão, Seja Relevante, Brasil de Fato, G1, Exame, A Referência, UOL, Global.com e CNN Brasil.