O Estado do Rio de Janeiro poderá implementar ações de conscientização e combate à depressão infantojuvenil, através de atividades em escolas, unidades de saúde, conselhos tutelares e comunidades. Um projeto de lei com essa finalidade, apresentado pelo deputado Léo Vieira (Republicanos), está em tramitação na Assembleia Legislativa (Alerj).
A intenção é promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da depressão nessas faixas etárias. De acordo com o Projeto de Lei 3690/2024, as campanhas educativas, realizadas também em meios de comunicação, vão informar a população sobre os sintomas, fatores de risco, consequências e formas de prevenção da depressão em crianças e adolescentes.
A proposta estabelece ainda a capacitação de profissionais da educação, saúde, assistência social, conselhos tutelares e outros setores pertinentes para identificar precocemente os sinais de depressão em crianças e adolescentes e encaminhá-los para avaliação e tratamento especializado.
“Não só no Rio, mas em todo o Brasil, nós vemos notícias de crianças e adolescentes que chegam a atentar contra a própria vida devido à depressão, por isso é necessário políticas públicas para minimizar esse problema que, infelizmente, é uma realidade em todos os municípios”, afirma o deputado Léo Vieira.
A depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a Organização Mundial de Saúde.