A Secretaria de Educação de Guapimirim, liderada pelo secretário Ricardo Almeida, vem com diversos projetos que se destacam em todo município e até mesmo se transformam em referência em outras cidades.
A secretaria atual teve alguns desafios iniciais, sendo o principal a pandemia de Covid-19, porém atualmente a secretaria de Educação de Guapimirim avançou tendo resultados extraordinários no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), batendo uma classificação excelente em 2021, além dos projetos como a Primeira Edição da Feira Literária de Guapimirim (FLIG), pré-militar, pré-enem, atualização nos materiais escolares, Alfabetiza Guapimirim, Reforço Escolar e construções das creches.
O secretário de Educação, Ricardo Almeida, destacou a importância e a alegria da estreia da FLIG:
“A FLIG foi algo que fizemos em parceria com a Secretaria de Cultura em que foi uma novidade e uma estreia, devido ao sucesso, eu tenho certeza que a FLIG permanecerá ano após ano na cidade, foi um evento que com toda certeza marcou”.
De acordo com informações, foram mais de 5 mil alunos presentes na FLIG, a ação foi impulsionada graças a um ótimo roteiro e preparação do transporte dos estudantes.
PRÉ-ENEM E PRÉ-MILITAR
O secretário também falou sobre o pré-militar e o pré-enem:
“A Prefeita da nossa cidade é uma pessoa jovem, mas ela é uma pessoa de muita sensibilidade! Sabemos que o segmento de alunos do Ensino Médio não é responsabilidade da Prefeitura, mas segundo o que a própria prefeita diz ‘O jovem da nossa cidade é de nossa responsabilidade’, sendo assim surgiu a ideia do pré-militar e do pré-enem”.
Segundo informações, os projetos pré-militares e pré-enem são de muita qualidade e o ensino que é passado é do mesmo nível de uma escola particular, logo existe uma vantagem enorme, pois no particular acabaria pagando cerca de 400 reais, diferentes dos projetos da Educação de Guapimirim que é 100% gratuita.
CRECHES EM GUAPIMIRIM
Em entrevista à nossa equipe do Conexão do Povo, Ricardo Almeida disse que a creche é uma prioridade absoluta do município, já que uma estrutura como esta você pode mudar a vida de uma família toda, pois ela atinge diretamente a questão econômica das famílias.
Até o fechamento desta matéria, uma creche segue em obras onde ficava localizado o Colégio Pingo de Alegria (Centro de Guapimirim), a mesma disponibilizará 80 vagas. A previsão é que seja inaugurada no final do ano.
Vale destacar as construções das Creches Antonio Nalin (Vale das Pedrinhas/100 vagas disponíveis) e Creche Municipal Professora Amélia Maria da Conceição Ulrich (Iconha).
Para mais informações basta acessar aqui.