Nesta quarta-feira (18/10), a Secretaria de Proteção Animal de Maricá, liderada por Fabiano Novaes, realizará uma reunião às 10h, para discutir a problemática dos gatos de rua. O encontro ocorrerá na sede da secretaria, localizada na Rua Prefeito Hilário Costa e Silva, em Maricá.
A principal pauta da conversa será estabelecer metas para resolver a complexa situação do alto número de felinos abandonados, ou seja, traçar planos para reduzir a população de gatos nas ruas do município maricaense.
Em postagem nas redes sociais, a Secretaria de Proteção Animal, menciona:
“Não mediremos esforços para mapear e conter o crescimento desordenado destas colônias”.
Outro tópico que merece ênfase é o desequilíbrio ambiental, além das zoonoses, sendo que uma delas, a Esporotricose, está em rápido crescimento em todo Brasil.
Se você tem interesse em ajudar a secretaria a cumprir essa missão, não deixe de participar da reunião nesta quarta (18).
ESPOROTRICOSE/DOENÇA TRANSMITIDA POR GATOS
Apenas no Estado do Rio de Janeiro houve um aumento de mais de 260% nos casos de esporotricose, isto significa que a doença está descontrolada no estado.
De acordo com o infectologista Flávio Telles, coordenador do Comitê de Citologia da Sociedade Brasileira de Infectologia (SIB), os casos estão em evolução não somente no Rio de Janeiro, mas também no Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina.
O salto no número de ocorrências é evidente, pois somente em crianças o número de infectados passou de 26 em 2013 para 196 em 2022.
A esporotricose é uma doença de pele causada pelo fungo Sporothrix sp. Ela pode provocar lesões na pele tanto no seu animalzinho como em você mesmo.
A transmissão ocorre por meio do contato de um animal infectado com seres humanos ou objetos que contenham o fungo, podendo entrar pela pele através de arranhões ou pequenos cortes.
O Ministério da Saúde informa que existem quatro tipos dessa doença:
- Esporotricose Cutânea;
- Esporotricose Linfocutânea;
- Esporotricose Extracutânea;
- Esporotricose Disseminada.
Para distinguir cada uma, basta CLICAR AQUI.
Diante dessas situações demostradas no texto, é de suma importância a participação da população na reunião na sede da Secretaria de Proteção Animal.