Com trabalho bem feito e com muita responsabilidade, a Secretaria de Proteção Animal de Maricá, liderada pelo secretário Fabiano Novaes, tem o maior programa de adoção de cães e gatos do Estado do Rio de Janeiro. Ressaltando que o município de Maricá tem 1.017 adoções.
São promovidas políticas públicas destinadas à saúde animal, atuando na fiscalização, sensibilização da população no que tange a proteção e cuidados, e lançamento de programas, além de claro, promoverem o bem-estar e a defesa dos animais da cidade.
A Secretaria de Proteção Animal possui 7 programas, sendo eles: Programa de Castração, Adoção de Cães e Gatos, Combate ao Maus-Tratos, SocializaCão, Assistência Veterinária, Palestras Escolares e Mumbucão.
O secretário Fabiano Novaes, destacou:
“Em nossa cidade, temos o orgulho de participar do governo que tem compromisso com a causa animal. Compromisso de verdade!.”
CAMPANHAS DE ADOÇÃO
A feira de adoção (física) ocorre todo mês, sempre no terceiro domingo e conta com a parceria do Boulevard Maricá.
De acordo com o titular da pasta, a equipe está vendo a possibilidade de ampliar para todos os finais de semana e em todos os distritos.
A campanha de doação também é disponibilizada online pelas redes sociais da secretaria (Instagram, Facebook ou WhatsApp). Todos os animais encaminhados para adoção são vermifugados, os adultos castrados, e os filhotes têm castração garantida aos seis meses pela secretaria.
Interessados em adotar um amigo ou tirar dúvidas vocês podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @secpa.marica ou pelo WhatsApp (21) 99546-0334, das 8h às 17h.
O SUCESSO DO MUMBUCÃO
Criado recentemente pela Prefeitura de Maricá, o “Mumbucão” é um benefício que fará pagamento mensal que varia entre 70 a 130 mumbucas, dependendo do porte do animal, sendo 70 para animais de pequeno porte, 100 para médio porte e 130 para grande porte. Vale destacar que existem requisitos para adquirir o programa, sendo eles: estar em dia com as obrigações militares e civis, não responder a crimes praticados contra animais, ser maior de 18 anos e não estar privado da liberdade por motivo de doenças ou sanções penais. Lembrando que não é todo adotante que receberá o benefício, pois apenas os animais que vem do protetor recebe o programa.
O projeto também é destinado para os protetores, ou seja, aqueles que atuam no resgate e disponibiliza para a adoção de cães e gatos. Lembrando que o protetor tem que estar cadastrado na secretaria de Proteção Animal e que seja morador de Maricá por pelo menos 3 anos.