Após um forte terremoto de magnitude 7,6 atingir a cidade de Anamizu, costa oeste do Japão, as autoridades nacionais do Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte e Rússia emitiram um alerta para tsunami. Especialistas esperam ocorrências de novos tremores secundários, o que pode elevar ainda mais o temor de um tsunami nos países citados no texto acima.
Inicialmente o governo japonês lançou um comunicado informando para a possibilidade de ondas de até 5 metros, no entanto, quatro horas depois do anúncio, foi divulgado que as ondas podem chegar aos 3 metros e em seguida para 1 metro.
Esse terremoto somado com a possibilidade de tsunami retorna a atenção para algo que aconteceu em 2011, na época o Japão sofreu uma tragédia nuclear com a danificação da usina de Fukushina. Esta é a primeira vez que um grande aviso de tsunami é emitido desde a tragédia na usina. As autoridades informam que desta vez não há risco de acidente nuclear.
Até o momento, um homem morreu ao ficar preso nos escombros de um prédio que desabou durante o forte terremoto e mais de 30 estruturas foram danificadas.
EM ATUALIZAÇÃO…